Alunos de Barra do Furado participam de aula de campo

Como parte de um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, de Barra do Furado, cerca de 40 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental tiveram um dia diferente nesta quinta-feira (1), quando participaram de uma aula de campo, com palestra no auditório da Prefeitura de Quissamã e visita aos pontos culturais da cidade. O grupo foi acompanhado pelas professoras Ana Beatriz Manhães, Lucivânia Sales e Tânia Maria Azevedo.
O primeiro desses momentos aconteceu em aula passeio pelos pontos culturais de Campos dos Goytacazes, já que a escola atende também a cerca de 120 alunos do município vizinho. Essa segunda etapa foi realizada em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que ofereceu palestra com o subsecretário Luiz Carlos Fonseca Lopes sob a temática do turismo cultural, étnico e ambiental, antes das visitas aos pontos.
O roteiro da atividade incluiu, após a saída da Prefeitura, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro, Centro Cultural Sobradinho, casarões da área central, Casa Mato de Pipa, Canal Campos-Macaé, Museu Casa Quissamã, Casa de Artes, Memorial Machadinha, senzalas e Capela de Santo Antônio.
“Esses momentos não são apenas passeios movidos a diversão mas, sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças e os jovens levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem, na prática, o que aprenderam na escola. Essa extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As saídas e viagens pedagógicas educacionais geram bastante expectativa nos estudantes e os estimula a manter um olhar crítico sobre o que se está pesquisando, conhecendo ou apenas evidenciando”, explicou a diretora da escola Luciane Branco.