Alunos da “Sementes do Futuro” conhecem projeto no Horto

Cerca de 180 alunos, do maternal ao segundo período, da Escola Municipal “Sementes do Futuro”, em Quissamã, visitaram o Horto na quarta-feira (13), para conhecer o projeto “Hortas nas Escolas”, em parceria das secretarias de Educação e Agricultura, Meio Ambiente e Pesca. A finalidade foi conscientizar os alunos sobre uma alimentação melhor e saudável, a partir da utilização de hortaliças cultivadas sem agrotóxicos.
A escola, localizada no bairro Canto da Saudade, já está preparando o canteiro para a horta, onde as primeiras verduras e legumes da estação, que vão complementar a merenda, devem começar a ser colhidos dentro de duas semanas.
Os escolares, guiados pelos técnicos agrícolas, conheceram, no Horto, as estufas e os canteiros de alface, cenoura, taioba, beterraba e couve, entre outras, produzidos organicamente através de sementes de qualidade.
Segundo a professora Eliane Matos, o projeto contribui para a melhoria do padrão alimentar e nutricional das escolas. “A valorização e o incentivo do consumo de frutas, legumes e verduras representam uma importante estratégia de promoção da saúde e de alimentação adequada e saudável”, disse, lembrando que, no 3º bimestre, a escola está trabalhando o projeto “Do meu corpinho, eu cuido sim!”
A primeira — A Escola Municipal Ignácio Hugo, na Penha, foi a primeira a implantar o projeto, em julho deste ano. Na horta da unidade de ensino são cultivadas alface, cenoura, tempero verde, pimentão, beterraba e cenoura com ajuda do cuidador e dos alunos participantes do projeto.