Alunos da rede participam da II Caminhada do Dia do Autismo

Nem a chuva foi capaz de tirar o entusiasmo dos alunos, pais e profissionais da Educação e Saúde, na manhã desta quarta-feira (4), queparticiparam da II Caminhada do Dia do Autista, realizada pela Divisão de Educação Inclusiva. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril e tem como objetivo repassar informações e auxiliar as pessoas a lidar com a doença. Atualmente, Quissamã atende cerca de 30 crianças autistas distribuídas nas unidades escolares da rede. O evento, que teve a presença da prefeita Fátima Pacheco, contou com o apoio da Guarda Municipal.
Os participantes se concentraram na quadra do Colégio Cenecista Nossa Senhora do Desterro, onde fizeram várias voltas olímpicas, com direito a música, bolas e corações azuis pintados nos rostos das crianças. Logo a seguir, foram até a Praça Brigadeiro José Caetano. Animado com a atividade extracurricular, o aluno da Escola Municipal Sementes do Futuro, Heitor Monteiro, de 5 anos, estava acompanhado de sua mãe Michele Gomes Monteiro, que ressaltou a importância deste tipo de atividade.
“O objetivo principal é a inclusão, porque as crianças autistas conseguem interagir bem com outras pessoas, do modo deles. O meu filho foi incluído numa turma regular e as crianças se entendem muito bem. Autismo é amor, é união, é ser maleável e também é saber estabelecer uma rotina diária, e especialmente ter bastante sabedoria em se relacionar com uma criança especial”, destacou Michele, que aproveitou a oportunidade para convidar pais de crianças autistas do município para uma roda de conversa nesta sexta-feira, dia 6 de abril, no espaço K-Bagunça, no Centro, às 17h.
Fátima parabenizou todos os envolvidos na realização da atividade, destacando que a caminhada é um ato simbólico, mas necessário para o combate ao preconceito. “Esse ano avançamos, de forma muito especial, com a inauguração do Centrinho, que conta com uma equipe multidisciplinar para atender nossas crianças com necessidades especiais. Não podemos discriminar ninguém, pois todos tem o direito à felicidade, ao desenvolvimento, saúde e inclusão. Parabéns a todas as crianças, pais e professores por mais uma caminhada”, destacou.
A diretora de Divisão de Educação Inclusiva, Cyntia Teixeira, agradeceu a parceria entre as famílias dos alunos, assim como de todos os profissionais das escolas da rede e dos diversos departamentos da secretaria da Saúde, no trabalho realizado no município.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, destacou que a cada dia é preciso perceber que a sociedade não pode ignorar cerca de 2 milhões de autistas no país que precisam ser inseridos no contexto social. “Muitas pessoas autistas possuem uma vida normal, frequantando universidades e produzindo no mercado de trabalho atual. Essa caminhada, é uma ação que só reforça o trabalho que a Educação tem intensificado, não só com os autistas, como todos os portadores de necessidades especiais do município”, salientou.
Participaram também da caminhada, profissionais do Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), equipe da Saúde Mental e do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).