Alunos da rede municipal recebem kits da Agricultura Familiar

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação/ Departamento de Nutrição Escolar, iniciou, nesta quarta-feira (12), a distribuição de kits com os produtos adquiridos da Agricultura Familiar aos alunos da rede municipal de ensino. A ação aconteceu na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha beneficiando os 145 estudantes matriculados na unidade. Nesta quinta-feira (13), a distribuição será feita na Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha, contemplando 175 alunos.
Os kits são compostos por itens como alface, aipim, abóbora, feijão, farinha de mandioca, ovos, entre outros, sendo levada em consideração a sazonalidade da produção. De acordo com a nutricionista Ana Paula Scudieri, mais do que garantir alimentação aos estudantes, as novas regras na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em tempos de pandemia, incluíram orientações para que as compras sejam realizadas da agricultura familiar, o que permite a movimentação da economia local e a valorização de produtos regionais.
“É uma maneira também de garantir a venda dos produtos do agricultor e o sustento das suas famílias. Além disso, o setor de Nutrição destaca outros benefícios dessa parceria, o aluno receberá alimentos mais frescos, com valor nutricional preservado, enriquecendo cardápio e desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis em nossos alunos”, disse a nutricionista, enfatizando ainda que o PNAE é um programa que contempla todos os alunos matriculados na rede de ensino. “Ele é universal, e em Quissamã não será diferente. “Os secretários de Educação e de Agricultura, com suas respectivas equipes, estão trabalhando para que todos alunos recebam seus kits, que serão distribuídos em suas escolas, com datas e horários marcados para que não tenhamos aglomerações, seguindo todas as recomendações de segurança individual e de todo grupo envolvido nesta logística”, ressaltou Ana Paula.
Os primeiros lotes de kits da agricultura familiar beneficiarão, inicialmente, cerca de 320 estudantes da rede municipal de ensino nesta semana e ao longo das semanas seguintes a distribuição terá continuidade, com o objetivo de alcançar os mais de 4 mil alunos matriculados. Todo o trabalho é acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
A Prefeitura de Quissamã implementou, no mês de maio, o Cartão Nutricional que atende, com valor de R$ 70, mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino.