A rede municipal de ensino de Quissamã iniciou, nesta segunda-feira (24), a aplicação da Avaliação Contínua da Aprendizagem (CAEd), que segue até quarta-feira (26) em todas as unidades escolares. A prova faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), programa do Ministério da Educação que visa garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Na Escola Municipal Professora Tânia Regina Paula, no bairro Piteiras, 556 alunos do 1º ao 5º ano participaram da avaliação. Esta é a primeira vez que todos os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal estão sendo avaliados. No ano passado, apenas os estudantes do 2º ano realizaram o exame.
A CAEd tem o objetivo de aferir o nível de aprendizagem dos estudantes, auxiliando na identificação de possíveis defasagens educacionais, especialmente no contexto pós-pandemia. Os dados obtidos servirão para embasar estratégias pedagógicas voltadas à recomposição do aprendizado.
A coordenadora de Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marilúzia Massena, destacou a importância da avaliação:
“A avaliação nos permite acompanhar de perto o desenvolvimento dos estudantes e pensar em soluções para garantir que nenhum aluno fique para trás. O CAEd é uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade do ensino e a construção de políticas públicas eficazes”, frisou Marilúzia.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma parceria entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, buscando assegurar o direito à alfabetização das crianças em todo o país.