Alunos da rede municipal disputam Olimpíada de Língua Portuguesa

Alunos da rede municipal de ensino representarão Quissamã na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, que acontece entre 26 de setembro e 11 de outubro. São eles Lucília Maria Chagas, da Escola Municipal Professora Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto; Thuany Marinho Cordeiro, da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha; e Matheus Ribeiro Neto dos Santos, da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina.
A Olimpíada é um concurso de produção de textos para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país, e integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema das produções foi “O lugar onde vivo”, que propicia aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.
A diretora da Escola Nelita Barcelos dos Santos, Luciane Branco, fala sobre a sensação de ter um representante da escola na etapa estadual. “Incentivar a escrita criativa é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A escrita favorece a aprendizagem, em geral, por promover a memória, a atenção, compreensão, resgate da cultura local, entre outras coisas. Estamos felizes pela classificação do texto ‘Lembranças do Passado’ da aluna Lucília Chagas, pois percebemos o quanto foi interessante o processo de construção, já que a aluna pode conhecer um pouco mais da história de sua família e de seu bairro para escrever as memórias de sua mãe”, disse a diretora, acrescentando ainda que o choro de alegria da aluna, ao saber de sua classificação, emociona toda a comunidade escolar. “Além disso, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, ao motivar os nossos alunos a sonharem alto. Que outros alunos se sintam encorajados a escrever criativamente”, ressaltou Luciane.
Alan Alves, diretor da Escola Felizarda Maria, reforça que o resultado representa muito para a unidade. “Mostra aos alunos que quando querem conseguem avançar na aprendizagem. A Thuany se esforça muito, se dedica em todas as avaliações, e esse resultado só vem mostrar para ela que está valendo a pena. E também vale ressaltar o excelente trabalho do professor Jerônimo Lemos, que procura sempre planejar sua aula de modo a tornar a aprendizagem cada vez mais significativa. Em nossa escola, fomos classificados na categoria poema, 5º ano”, explicou.
Na Escola Maria Ilka, em Santa Catarina, a classificação também foi motivo de orgulho. “A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa acontece a nível nacional e possui a etapa municipal, estadual e depois nacional. Tivemos a alegria de ter o texto de gênero crônica ‘Por que choram as arvores’, do aluno Matheus Ribeiro, do 8º ano, selecionado para a etapa estadual. Matheus retratou, de forma brilhante, a preocupação com os problemas ambientais, dentro do lugar onde vive, com uma crônica argumentativa”, disse a diretora Ariana França, acrescentando que o objetivo da Olimpíada é estimular a oralidade e a produção escrita, valorizando a autoria de cada aluno.
“Estamos muito felizes, pois observamos que o investimento sério e correto em Educação traz consigo o resultado almejado. Aproveito para agradecer e parabenizar não apenas nossos alunos, mas toda a equipe composta por nossos professores, gestores, equipe pedagógica e apoio, que colabora para as grandes conquistas. Enfim, agradecemos o empenho de todas as unidades participantes”, disse o secretário municipal de Educação, Róbisson Serra.
Os professores que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa nas escolas que estarão representadas na etapa estadual são: Renata Cristina de Souza, professora na Escola Nelita Barcelos; Jeronimo Lemos, da Escola Felizarda Maria; e Valmir Chagas de Souza, da Escola Maria Ilka.