Alunos da rede municipal comemoram o Dia do Pedestre

No Dia do Pedestre, lembrado nesta terça-feira (8), alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ignácio Hugo, no bairro da Penha, em Quissamã, participaram, na parte da manhã, na avenida Barão de Vila Franca, no Centro da cidade, de uma conscientização sobre “O pedestre no trânsito”. A iniciativa faz parte do Projeto Arteris, desenvolvido em parceria do Município com a concessionária da BR 101, Autopista Fluminense, através da Coordenadoria de Ensino (Coden), da secretaria municipal de Educação.
A ação incluiu distribuição de panfletos a pedestres, ciclistas e motoristas, além de servidores na Prefeitura, destacando o comportamento para que todos possam ir e vir com segurança, respeitando principalmente a faixa de pedestres e a sinalização.
De acordo com a diretora da escola, Mara Leal Gomes, a educação no trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, comprometidos com a preservação da vida. “Quissamã é uma cidade pequena, mas com grande número de pedestres e ciclistas, que devem observar os cuidados no trânsito para evitar acidentes, muitos até fatais, como têm acontecido”, disse.
Nesta quarta-feira (9), a Escola Municipal Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto, fará uma atividade com o tema “Dialogando sobre os Direitos e Deveres dos Pedestres”. Vão participar todos alunos da unidade.
Projeto — O Arteris é desenvolvido no município há cerca de quatro anos. Em 2017, as atividades começaram em março último, e três escolas da rede municipal foram selecionadas para participar: Ignácio Hugo, na Penha; Nelita Barcelos dos Santos, de Morro Alto, e o Ciep Municipalizado Amilcar Pereira da Silva, na cidade. A coordenadora do projeto, Emanuelle Pessanha de Souza, explicou que as alunas Natasha Leal, do Ciep, e Jovane Reis, da Nelita, que participaram do Forum da Juventude, em junho deste ano, em São Paulo, apresentaram trabalhos sobre uma solução viável para o trânsito dentro da realidade de sua cidade em parceria com a Guarda Municipal, através do Ronda Escolar, além de temas envolvendo também o Meio Ambiente.