Alunos da Escola Tânia Regina recebem orientações sobre cuidados com a saúde bucal

Dando continuidade a Campanha de promoção da saúde bucal no município, a equipe da Coordenação de Odontologia realizou nesta segunda-feira (6) atividades com alunos da alfabetização ao 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula, no bairro Piteiras. A ação, promovida em parceria com a Universidade de Odontologia de Campos (Uniflu), consiste em levar aos alunos e profissionais das unidades de ensino da rede, orientações sobre as técnicas de escovação e fazer a distribuição de kits de higiene, com escova, pasta de dente e flúor. A iniciativa já envolveu também alunos da Escola Municipal Ignácio Hugo de Souza, na Penha, e pais dos alunos atendidos no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ).
De acordo com o Coordenador de Odontologia, Mateus de Souza Lima, a atividade será realizada nas 15 escolas do município. “É um momento que conta com palestras dinâmicas com conteúdos didáticos ilustrativos para o público infantil, e professores; assim como abordagem sobre a prática de escovação e uso de fio dental. Também fazemos a análise e inspeção na cavidade bucal do paciente para rastreamento de cárie, além da aplicação de flúor”, explicou Mateus acrescentando que a segunda etapa da campanha visa tratar as cáries mais superficiais com restaurações na própria escola na ação de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) e encaminhar os pacientes com cáries profundas ao Centro de Especialidades para atendimento da odontopediatra.
As próximas ações da Coordenadoria serão realizadas no dia 11/05 no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, no Centro – com a divulgação do atendimento de emergência aos sábados; 13/05 – na Escola Maria de Lourdes; 14/04 no Centrinho e no dia 25/05 na Escola Felizarda em Machadinha.
O atendimento aos sábados no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, teve início no último dia 4 de maio com a finalidade de promover mais qualidade de saúde aos munícipes. O serviço acontece das 8 h às 17 h por ordem de chegada. “Não há necessidade de agendamento prévio da consulta. O paciente passará por uma triagem e posteriormente será encaminhado à consulta com o cirurgião dentista”, explicou Mateus.