Alunos da Escola Maria Ilka realizam tour cultural na capital fluminense

Nesta quinta-feira (21), os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, do bairro Santa Catarina, participaram de um tour pela cidade do Rio de Janeiro. A visita incluiu museus, parques temáticos, Estádio Engenhão e o Museu do Trem. Esta iniciativa faz parte do projeto de Conhecimento Extramuro, promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Educação, que visa proporcionar experiências de aprendizado para além dos muros da escola.

“O tour pela cidade representa uma oportunidade única para nossos alunos adquirirem conhecimento e ampliarem seus horizontes culturais. Estamos comprometidos em oferecer experiências educativas que estimulem o aprendizado de forma significativa, indo além dos limites da sala de aula”, disse a secretária de Educação, Helena Lima.

Durante o tour, os alunos visitaram o Museu do Pontal, reconhecido como o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Com um acervo composto por cerca de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, o museu proporcionou aos estudantes uma imersão na diversidade cultural do Brasil, através de esculturas de barro e madeira que retratam as diferentes regiões do país.

A diretora da unidade, Ariana França Ribeiro, enfatiza a importância dessas atividades.

“Os alunos aproveitaram ao máximo essa experiência cultural única, enriquecendo o aprendizado e ampliando seus conhecimentos sobre o mundo que os cerca”, frisou Ariana França.

Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar uma verdadeira viagem pelo mundo no Barra World Shopping e Park. Este é o primeiro shopping temático do mundo que reproduz a arquitetura e os principais monumentos de diversos países, como Itália, França, Inglaterra, Egito, Holanda e Japão.

Além da diretora, também acompanharam os alunos, os professores de Arte Daniel Marques e de Geografia Fábio Martins e a coordenadora de turno Dionice Santos.