Alunos da Escola Maria Ilka de Queirós participam de projeto Super Autor

Josué, Isis, Naielly, Myguel Felipe, Hemanuely… Esses são alguns dos futuros escritores de Quissamã. Todos são alunos da Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, no bairro Santa Catarina, e fazem parte do projeto Super Autor, desenvolvido pela Editora Super Autor em parceria com a escola. Nesta terça-feira (13), alunos, pais e responsáveis, os diretores Ariana França e Alcei Barreto, as professoras do projeto Cristiana Espinoza e Jane Pereira, a prefeita Fátima Pacheco e a secretária de Educação, Helena Lima participaram da cerimônia de entrega das pastas de produção.
Ao todo, 68 alunos da escola, a maioria do 5º ano com idade entre 9 e 11 anos, participam da iniciativa. O Superautor é um projeto que tem como proposta, através da escrita, desenvolver a capacidade criativa dos alunos e estimular o protagonismo e a autoestima.
– Hoje é um dia de muita alegria. Esse é um projeto extraordinário que possibilita às crianças escreverem seus próprios livros. Cada um contando a sua história. Isso exercita a leitura, exercita a escrita – destacou a prefeita Fátima Pacheco. “Esse é um projeto que nasceu da escola que entende que é muito importante incentivar a leitura e nossas crianças, aqui no Maria Ilka, estão sendo incentivadas e escrevendo livros. Quando a gente escreve, a gente amplia as possibilidades no mundo”, completou a secretária Helena Lima.
A diretora Ariana França ressalta que o projeto Super Autor é realizado pela editora em outros municípios e, em Quissamã, a Escola Maria Ilka foi a escolhida para a iniciativa.
– Além de incentivar a leitura e a escrita, essa iniciativa desperta novos talentos, num mundo imaginário. Nessa escola, 68 alunos foram apadrinhados com seus livros. Em dezembro, teremos a Noite de Autógrafos dos nossos escritores – disse a diretora.
Um dos escritores do projeto Super Autor, em Quissamã, Elton entendeu bem a dinâmica. Narrou uma história verídica em que seu personagem real é representado por um pseudônimo. A narrativa traz os medos do Dancar, mas o autor se encarregou de acrescentar esperança, encorajando seu personagem. “Ele estava desanimado, mas depois do encontro com um amigo ele escreveu essa história. Ele passou a encorajar o amigo e o amigo ajudou ele nos módulos”, relatou Elizabete, mãe do estudante.