A educação em Quissamã vai além dos muros da escola. A Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, de Machadinha, com objetivo de estimular a prática esportiva, iniciou, nesta quarta-feira (3), as aulas semanais de natação para os alunos do 3º, 4º e 5º ano no Parque Aquático Municipal. As aulas contam com 65 alunos distribuídos em três turmas no turno da manhã. A ação é fruto da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Esporte e Juventude.
As aulas iniciaram com introdução à modalidade, de forma a tirar maior proveito dos exercícios. Acompanhados pelo professor de Educação Física da escola, Raycauan Silva, os pequenos aprendem os primeiros passos da natação: respiração, flutuação e imersão. As etapas são indispensáveis para avançar até os próximos níveis da aula, sobre os tipos de nado.
A Diretora Comunitária Janaína Pessanha explica que a natação é uma das atividades que os alunos vão participar além das atividades rotineiras de sala de aula.
“Durante todo ano letivo, os alunos aprendem, em diferentes oficinas, atividades fora da escola. A natação é uma das atividades que os alunos praticam, além das tradicionais matérias de sala de aula, e vai acontecer semanalmente no Parque Aquático. Começamos hoje com mais de 20 alunos por turma, que vão praticar as atividades sempre acompanhadas pelo professor de Educação Física”, disse Janaína.
A unidade escolar conta com mais de 170 alunos matriculados e oferece educação em tempo integral que busca valorizar a cultura local. Ao longo do ano letivo são oferecidas diversas oficinas, como a de cultura e resistência, tranças, abayomi, culinafro, contação de histórias; informática; nossa gente, nossa história; projeto de leitura; pequenos griôs; entre outras.
“Ficamos felizes enquanto escola proporcionar mais essa atividade aos nossos alunos, pois acreditamos numa escola de tempo integral com atividades lúdicas e diversificadas que contemplem o aluno em sua totalidade e nas parcerias. Além do que é um orgulho ver os alunos de nosso Quilombo ocupando os lugares que são de direito deles felizes e fazendo natação”, finalizou o diretor administrativo da Escola Felizarda Maria, Allan Alves.