Alunos da Escola Felizarda Maria fazem surpresa para Seu Tide, que completa 99 anos nesta quinta (24)

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação, preparou uma  homenagem a um dos moradores mais ilustres do Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha. Seu Tide, que completa 99 anos nesta quinta-feira (24), recebeu uma festa surpresa de alunos da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo.

A Escola destaca a importância da educação quilombola como modalidade de ensino. Eurotides Azevedo, conhecido como Seu Tide, é descendente de africanos escravizados e traz em sua bagagem histórias como o último remanescente vivo que trabalhou na casa grande.

Seu Tide foi recebido com festa pelas crianças. Ganhou o carinho de todos nas frases dos cartazes e ainda pôde aproveitar um bolo preparado especialmente para a data. “Não esperava por isso. Muito feliz e muito grato por uma diretoria da escola que de forma muito sincera fez essa homenagem. Deus quem vai proteger todos vocês e que Ele dê tudo de bom na vida de todos. Agradeço de coração a cada um e agradeço a vida que Deus me deu”, comentou Seu Tide, emocionado.

Segundo o diretor da escola, Allan Alves, nada melhor que homenagear uma pessoa que carrega a história de Machadinha. “Resolvemos fazer essa homenagem porque como tradição da nossa escola, reconhecemos os griôs de Machadinha. Temos um projeto na escola chamado “pequenos griôs” e Seu Tide é um griô, aquele que tem todo um conhecimento, que traz as memórias e ancestralidade”, destacou.