Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Alunos da EJA vão visitar exposição em museu de São Paulo

Alunos da EJA vão visitar exposição em museu de São Paulo

O Ciep Municipalizado “Dr. Amílcar Pereira da Silva”, localizado no bairro Caxias, em Quissamã, é a primeira escola do Estado do Rio de Janeiro a visitar o Museu da Pessoa, museu virtual e colaborativo, em Vila Mariana, São Paulo. A iniciativa coincide com os 25 anos de criação do museu, que serão marcados pela exposição “Quem sou eu”, no SESC do bairro.
Os alunos da fase VII participarão da exposição no dia 18 de novembro, às 10h, como culminância do projeto “Minha história de vida”, desenvolvido pela professora Cristiane Melo Alves com as turmas de 6º ao 9º da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na volta para casa, os visitantes vão preparar um documentário.
De acordo com Cristiane, a ideia de escrever e publicar os relatos no museu surgiu quando ela trabalhava com a turma o gênero textual “Relato de experiência”, atividade proposta no livro “Saberes da vida, saberes da escola, Ática”, em que trazia relatos de pessoas que visitaram a Avenida Paulista e publicaram suas experiências no Museu. Naquele momento, cada aluno teve a oportunidade de apresentar seus relatos de vida.
– O trabalho com a Educação de Jovens e Adultos consiste em ressignificar situações de carências que marcam o perfil desta clientela. Enxerguei neste momento da aula uma grande oportunidade de abrir os horizontes dos meus alunos e valorizar sua história de vida – explicou a professora.
Representantes de cada turma envolvida foram escolhidos para visitar a exposição. O Município cedeu o transporte, mas as despesas com alimentação, por exemplo, serão custeadas através de doações. Para ajudar aos alunos envolvidos, um bazar foi montado no Ciep, o “Bazar da EJA”, que ofertará de tudo um pouco: artigos infantis, masculino, feminino, calçados, brinquedos e bolsas, entre outros a preços acessíveis. O bazar se tornou um projeto permanente da EJA. Ele funcionará às quartas e quintas-feiras, de 9h30 às17h. Os alunos estão engajados neste projeto e aceitam doações para manter as vendas do bazar e desenvolver outros projetos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.