Alunos aprovados no IFF são recebidos na Prefeitura

A prefeita Fátima Pacheco recebeu na manhã desta sexta-feira (28), com um café da manhã e presença do secretariado e do vice-prefeito Marcelo Batista, os alunos do município aprovados para o Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Quissamã e Campos dos Goytacazes, e seus familiares para uma comemoração. Também participaram do evento a diretora do campus Quissamã, Aline Estaneck, e a ex-aluna Daniele Louzeiro.
Fátima falou da parceria com a instituição de ensino, que garante também acesso aos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), aos cadastrados no Renda Mínima e, principalmente, aos usuários do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), com o projeto ‘Borboletas são flores que aprenderam a voar’.
“O IFF é de Quissamã e é para todos, independente de idade, cor, renda ou comunidade. O primeiro ano é difícil, assusta e faz gente pensar em desistir. É complicado, mas é superável. Porque todos que foram aprovados são capacitados e para superar as dificuldades contarão com o apoio da família, da diretoria, dos professores e do colega ao lado. E assim vão superar os desafios e se tornarão pessoas vitoriosas”, frisou a prefeita.
Fátima destacou que uma das maiores conquistas da Educação foi ter conseguido levar as famílias para perto das escolas. “Porque não adianta oferecer ensino e merenda de qualidade, ônibus novo para transportar os alunos, se a família não estiver junto incentivando, levando para frente, dando encorajamento e empoderamento”, completou.
Marcelo Batista destacou o esforço conjunto na conquista. “Parabenizamos a vocês alunos, seus pais e também os professores, que ajudaram nesta caminhada. Porque ninguém chegou a esse patamar sozinho. Nunca desanimem. A caminhada é difícil? Sim, é, mas vocês são capazes e isso é o mais importante”, completou.
O secretário de Educação, Róbisson Serra, elogiou os aprovados e seus familiares. Falou ainda dos investimentos que o município tem feito na área e do retorno que isso tem trazido, como a maior aprovação de candidatos no IFF. “Ser bom não é fácil, dá trabalho, mas é compensador. Parabenizo a cada um de vocês e torço por voos cada vez maiores”, desejou.
“Cada unidade de escola pública construída, é construída e mantida com os impostos de cada cidadão deste país, então acho importante sempre, estando na companhia de jovens cidadãos, falar sobre consciência política, para que futuramente tenhamos cada vez mais políticos preocupados em transformar a nossa sociedade e o nosso país através da Educação”, afirmou Aline Estaneck.
A diretora do campus Quissamã também abordou a parceria com a Prefeitura. “Nunca vi, em nenhum outro campus do IFF, tamanha atenção. Isso porque a cada desafio e dificuldades da instituição, a prefeita e sua equipe estão prontos a receber os estudantes, com a consciência sábia de que todo aluno é do município, não fazendo diferença entre uma unidade municipal, estadual ou federal”, completou.
“Acabei de me formar em técnica de Informática, integrado com o Ensino Médio, e não vou mentir para ninguém, não é fácil. O mais difícil é o primeiro ano, quando a gente sai de uma escola com 10 matérias e, no IFF, começa com mais de 20. Não se assustem com recuperações, isso é tudo uma fase. Mas lá, os alunos recebem todo o apoio da direção e dos professores, que são ótimos e capacitados. E mais que professores, se tornam nossos amigos. Espero que vocês, que iniciarão em março, valorizem essa oportunidade que conquistaram, que é única, de estudar no IFF”, detalhou Daniele Louzeiro.