Alunas do curso de enfermagem da UFRJ visitam rede de Saúde do município

Com a proposta de realizar uma visita técnica na rede pública de Saúde de Quissamã, alunas do nono ano do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro – URFJ Macaé, participaram de um encontro nesta quarta-feira (2), com o secretário de Saúde, Ricardo Tigre e com a assessora de Planejamento de Saúde, Dra. Delba Barros, na sala de reuniões da Prefeitura. Após a reunião, o grupo esteve no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus e na Unidade de Saúde da Família, do bairro do Carmo.
As alunas vieram acompanhadas da professora da instituição, doutora Inês Leonesa, responsável pela disciplina no curso de enfermagem “O papel do enfermeiro no diagnóstico de Saúde de microrregião”, e por esta razão, trouxe suas alunas para conhecerem o trabalhado realizado neste setor no município. De acordo com Inês, esse tipo de visita ocorre semestralmente, com o objetivo de mostrar experiências exitosas onde o dinheiro público é investido com seriedade e compromisso em prol da população.
“Quissamã é considerado um município com experiência exitosa no Sistema Único de Saúde, porque aqui é empregado os princípios e diretrizes na prática em sua integralidade, universalidade, controle social, hierarquização e da descentralização do serviço. Já conseguiu 100% de cobertura nas USF´s, tem os níveis de assistência dentro do grau de complexidade de cada serviço, e isso é muito importante. Quissamã é uma experiência ímpar na área da Saúde para a região norte do estado do Rio de Janeiro”, ressaltou a professora.
Uma das alunas do curso de enfermagem, Thaís Ferreira da Silva, de 25 anos, conta que sua expectativa em relação a visita às instações do Hospital Municipal e da USF do Carmo, foi analisar de perto como o sistema de saúde acontece em Quissamã, tendo em vista algumas experiências adquiridas em sala de aula, por meio de Delba Barros, sobre o funcionamento do SUS na cidade.
” Foi muito importante tudo o que ouvimos do secretário de saúde, Ricardo Tigre, da sua satisfação em trabalhar com o Sistema Único de Saúde no municípío. Ele destacou os pontos em que a cidade avançou na área e os desafios para serem superados. Esse olhar consciente no gestor é importante para garantir o desenvolvimento na saúde. Minha expectativa foi conhecer a realidade e, como esperado, me surpreendi em muitas coisas”, destacou a estudante.
Para o secretário de Saúde, Ricardo Tigre, foi um prazer receber essas alunas da UFRJ que vieram em Quissamã para ter conhecimento sobre a proposta de funcionamento da rede de saúde do município. “O fato de terem vindo aqui em Quissamã é um orgulho para nós porque, de fato, somos na região, o melhor exemplo de saúde integrada, não só em relação a atenção básica, porque temos 100% da estratégia de saúde da familia, como temos uma rede que efetivamente funciona, pois é articulada, tem mecanismos de comunicação, que se reúne periodicamente; enfim, temos um sistema que atende de fato nossos usuários, e, ser reconhecida pela UFRJ é sempre um orgulho para nós”, avaliou o secretário.