Agroturismo será tema de encontro no dia 15 de março

Com a proposta de estimular o agroturismo na cidade e região, Quissamã vai realizar o workshop “Agroturismo e o Turismo Rural: O Caso de Sucesso das Montanhas Capixabas”. A atividade, promovida pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, acontecerá no dia 15 de março, às 9h, no auditório da sede do Executivo. Na ocasião, também haverá a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo.
A palestra será conduzida por Leandro Carnielli, considerado um dos precursores do Agroturismo no Espírito Santo, que preside o Conselho Curador do Convention Bureau das Montanhas Capixabas. O encontro vai reunir secretários municipais de Turismo do interior fluminense, além do presidente da Federação dos Convention Bureau do Rio de Janeiro, Marcos Navega; do presidente do Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Turismo, Leó Anderson, e representantes do Governo Estadual nas áreas de Turismo e Agricultura.
“O Leandro Carnielli é uma pessoa com conhecimento na área, autor de livros sobre o assunto e vai nos prestigiar com a palestra onde relatará a experiência exitosa que teve no Espírito Santo para que possamos estudar e começar a pensar em desenvolver o agroturismo na nossa região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, de Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso.
A programação prevê exposição de produtos cultivados na cidade, como água de coco, farinha entre outros, e a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), composto por 12 titulares e 12 suplentes.
Os titulares são Vivian Caldas Pessanha (presidente), Arnaldo Mattoso, José Borba Pessanha, Amanda Fragoso, Marcelo Braga Pessanha, Fábio Henrique Dias de Moraes, Nilza Almeida Viana de Jesus, Alexsandro Gomes da Silva, Elizabeth Aprígio de Figueiredo, Silvia Garcia Maymone; Flávio Cunha Cavour Pereira de Almeida e Laci Martiniano de Moraes.
Já os suplentes são Luiz Carlos Fonseca Lopes, Antônio Batista Pessanha, Valmir Leandro dos Santos Neves, Ari Miranda Neto, Luciana da Silva Cardozo, Denise Gonçalves da Silva José do Patrocínio, Aluízio da Fonseca Padilha, David Fernandes, Luiz Jonatan de Souza Machado, Aparecida Barcelos Cruz de Sales, Renata Maria Gleirscher e Janaína Pessanha.
O COMTUR é o órgão local de caráter deliberativo e consultivo para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico, formado pela conjugação de esforços entre o poder público, sociedade civil organizada e a iniciativa privada.