Agricultura familiar garante merenda de qualidade

Em Quissamã, a merenda escolar de qualidade é uma das ações garantidas pela Prefeitura, com a valorização da agricultura familiar. Nesta quinta-feira (1º), uma equipe da secretaria de Meio Ambiente, Agriculta e Pesca acompanhou a colheita de feijão preto na propriedade de Luiz Geraldo da Silva, no Sítio Olhos d’Água. O feijão é um dos diversos itens cultivados, cujo destino final é a alimentação de mais de 4 mil alunos matriculados na rede pública municipal.
Luiz Geraldo conta que há quatro anos passou a fornecer seus produtos à merenda escolar. “É uma grande satisfação poder contribuir com uma alimentação saudável para nossas crianças e só tenho a agradecer à Prefeitura por todo apoio que nos oferece, desde a disponibilização das sementes, preparo do solo e plantio até o maquinário para a colheita. Todo esse apoio é fundamental para nós”, disse o produtor que além do feijão cultiva e fornece abóbora, milho verde e quiabo.
Ildefonso Neto é técnico da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e acompanha, de perto, todo o processo de produção do feijão, de vários produtores da cidade, do plantio à colheita. “Com o incentivo à agricultura familiar, oferecemos aos alunos merenda de qualidade, e sem uso de agrotóxicos. A Prefeitura disponibiliza as sementes, prepara o solo, cede maquinário e, em contrapartida, o produtor devolve o que pegou, mais 20%, de acordo com a sua produção. O feijão devolvido é colocado em câmara fria, no Horto Municipal, para ser utilizado no plantio no ano seguinte”, explicou o técnico.
Outros gêneros alimentícios adquiridos pela Prefeitura para a merenda escolar são abacaxi, acerola, aipim, alface, batata doce, bebida láctea, beiju, beterraba, biscoito de polvilho, cebola, cenoura, cheiro verde, colorífico, couve manteiga, doces variados, espinafre, laranja, manga, maracujá, ovo caipira, picolé de frutas, pimentão e tomate.