Agricultura Familiar é tema de encontro no Parque de Exposições

A equipe da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã recebeu, na tarde desta terça-feira (2), produtores rurais do município para o primeiro encontro da Chamada Pública da Agricultura Familiar. O evento aconteceu na sala de reuniões do Parque de Exposições e contou com a participação de vários interessados em fornecer gêneros alimentícios para a rede municipal de ensino.
Na oportunidade foi apresentado o que é o Programa de Agricultura Familiar, e como ele funciona. “Aproveitamos para formatar, em conjunto, quais serão os produtos e quantidade a ser produzida por cada agricultor, assim como o tempo de entrega. Também detalhamos o passo a passo de como os interessados podem aderir à iniciativa”, explicou Daniel Chagas, um dos representantes da equipe executiva da secretaria.
A Chamada Pública atende a Lei Federal 11.947 de 2009 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que exige que pelo menos 30% do repasse feito às Prefeituras pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico da Educação (FNDE), seja gasto com a agricultura familiar.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, destaca que a parceria com os agricultores vem de longa data. “Estamos estreitando cada vez mais os laços com esses profissionais por perceber a necessidade de produtos de qualidade na merenda escolar. E dessa forma também fomentamos o comércio local”, ressaltou.
Os gêneros alimentícios a serem fornecidos pelos agricultores são abacaxi, abóbora, acerola, aipim, alface, batata-doce, bebida láctea, beiju, beterraba, biscoito de polvilho, cebola, cenoura, cheiro verde, colorífico, couve manteiga, doces variados, espinafre, feijão, laranja, manga, maracujá, milho verde, ovos caipira, picolé de frutas, pimentão, quiabo e tomate.
Uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 8. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2768-1236.