Agricultura estabelece ações para priorizar pequeno produtor

Implementar ações para apoiar o pequeno produtor. Essa é uma das prioridades definidas pelo novo secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, José Borba Pessanha, que assumiu o cargo na semana passada. Na manhã desta quinta-feira (8), ele se reuniu com operadores de máquinas e mecânicos, no Parque de Exposições, em mais um encontro setorizado com servidores da pasta, com objetivo de discutir estratégias de trabalho.
“Vamos atuar em grupo e esse primeiro contato é importante para que todos conheçam a dinâmica a ser adotada na secretaria. Temos funcionários qualificados e dispostos a fazer o melhor. Estamos estabelecendo algumas metas e o foco principal é apoiar quem produz. Já tinha essa preocupação no meu primeiro ano de mandato como vereador e darei sequência agora colaborando com o Executivo”, frisou Borba, que se licenciou da Câmara Municipal.
O secretário comentou que os técnicos agrícolas serão peças fundamentais na atualização de cadastro de produtores. “O município está dividido em quatro áreas, seguindo o conceito de microbacias estabelecido pelo Estado. Teremos equipes específicas para cada uma delas e estaremos cada vez mais presentes no campo, levantando as necessidades, oferecendo orientação e suporte da patrulha mecanizada”, completou.
Borba também destacou que a pasta estuda um convênio para a análise de solo. “Muitas vezes, o agricultor tem a semente, mas faz o plantio sem saber se a terra precisa de alguma correção. Com essa informação básica, a atividade será otimizada e a produtividade tende a ser bem maior”, acrescentou. A iniciativa foi elogiada pelo vereador Luiz de Acil, que esteve no parque nesta manhã.
Uma das reuniões promovidas pela secretaria, essa semana, envolveu a equipe do Meio Ambiente e contou com a participação do coordenador especial de Segurança Pública, Janderson Chagas, e de guardas ambientais. A ideia é trazer a divisão para atuar junto à equipe da secretaria. “Pensamos em instalar a Divisão Ambiental da Guarda aqui no Parque. Isso facilitaria o entrosamento de todos os envolvidos na área, que tem uma legislação específica a ser cumprida”, finalizou José Borba.