Agricultura e Emater-Rio definem ações de parceria

As equipes da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã e do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) se reuniram na manhã desta terça-feira (29), no Parque de Exposições. Na pauta, ações integradas que envolvem agricultura familiar, pecuária leiteira, pesca artesanal e o cultivo de hortaliças, frutas e feijão.
“O convênio de cooperação técnica entre Prefeitura e Emater foi assinado e publicado, semana passada, no Diário Oficial do Município. Agora, partiremos para o campo e já iniciamos o planejamento das primeiras ações, com direcionamento das tarefas. Temos um grande potencial a ser explorado em diferentes segmentos dentro da vocação natural da região”, ressaltou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Borba Pessanha.
Em outubro do ano passado, por exemplo, Quissamã recebeu o Prêmio “Boas Práticas de Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”, instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O trabalho inscrito, o único premiado no Estado do Rio, está incluído no Caderno “Boas Práticas de Agricultura Familiar”, com os vencedores de todo o país. No município, a Agricultura Familiar atende cerca de 4.500 crianças matriculadas nas 12 escolas e três creches.
“Vamos continuar incentivando a agricultura familiar; apostando na diversificação, revendo, inclusive, o cultivo do coco; estimulando a pecuária leiteira, com atenção também para as pastagens; além de apoiar projetos voltados para a piscicultura”, completou Borba. A Emater-Rio foi representada pelo engenheiro agrônomo Francisco José Rodrigues, que é o supervisor local, e demais integrantes do escritório.