Agricultura destaca eventos da Feira Agropecuária e Turística

A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca divulgou a programação técnica da Feira Agropecuária e Turística de Quissamã, que vai movimentar a cidade entre os dias 25 e 28 de julho. A programação inclui concurso leiteiro, julgamento de bovinos da raça Tabapuã, leilões, palestras, provas hípicas, mostra de pequenos animais e distribuição de mudas da Mata Atlântica, entre outros destaques.
“O Parque de Exposições está praticamente pronto para o início da montagem da feira. Teremos uma festa repleta de atrações e a expectativa é que tenhamos um evento que vai atender os mais variados gostos. Um único dia não será suficiente para o visitante curtir toda a programação e conferir todos os eventos. Estamos muito otimistas e trabalhando em parceria com as demais secretarias e coordenadorias da Prefeitura para oferecer o melhor”, frisou o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes.
Entre os dias 25 e 28 de julho haverá o XXVI Concurso Leiteiro Nutricional. O esgotamento acontecerá no dia 25, às 20h. No dia 26, a primeira ordenha será às 8h, e a segunda, às 20h. No dia 27, a terceira ordenha está marcada para 8h, e a quarta, às 20h. No dia 28, a premiação ocorrerá de 10h às 12h.
O julgamento de bovinos da raça Tabapuã, uma das novidades deste ano, marcará o dia 27 (sábado), das 8h às 12h, e das 13h às 15h, e o dia 28 (domingo), das 8h às 12h. E não para por aí. No dia 26, às 20h, haverá o leilão de vacas e novilhas leiteiras. No dia 27, às 15h, leilão de 400 bezerras (os) de corte, e às 20h, leilão de 30 animais equinos das raças Quarto Milha e Paint Horse, além de animais de trabalho.
Já as palestras técnicas estão programadas para o dia 26, às 15h, com o tema “Prevenção das principais clostridioses e raiva no trabalho bovino”, com o médico veterinário João Cardoso de Melo, mestre em Ciência Animal na área de cirurgia (Uenf). No dia 27, às 15h, o tema será “Formulação e manejo de pastagem”, com o palestrante Fabiano Jorge Lisboa da Silva.
As provas hípicas serão realizadas no dia 27, às 9h, com Tambor e Baliza; e no dia 28, também às 9h, Working Penning e Laço Comprido. A programação inclui ainda mostra de animais na Fazendinha, exposição de tratores e implementos, horta com plantas medicinais e distribuição de mudas da Mata Atlântica.