Agricultura dá destinação correta a embalagens tóxicas

A secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã entregou a Água Viva Agropecuária, 69 embalagens vazias de agrotóxicos, que estavam armazenadas no Horto Municipal, para a destinação correta determinada pela lei federal nº 7.802/1989. Os comerciantes de agroquímicos devem fazer o recolhimento das embalagens, exigindo que no ato da devolução, o produtor apresente nota fiscal da compra do produto. O prazo de devolução é de um ano, após a compra ou até seis meses após o vencimento. O produtor que não devolver pode ser autuado e pagar multa.
A fiscal de Meio Ambiente, Michelly Ferreira e a agrônoma, Amanda Martins foram buscar parceria com a Central de Recebimento da Associação dos Revendedores Agrícolas de Insumo do Norte Fluminense (ASSINF), em Ribeiro do Amaro, no distrito de Travessão (Campos). No encontro com o gerente da entidade, Herval Pereira, foram traçados mecanismos de ações para Quissamã. “O que a secretaria deseja é conscientizar os produtores rurais sobre a toxicidade dos agrotóxicos para o meio ambiente e saúde humana, além da importância de logística reversa das embalagens vazias”, disse Michelly.
O secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo lembrou que existem muitas embalagens ainda sendo estocadas ou reutilizadas indevidamente nas lavouras. “A ideia é conscientizar os produtores rurais sobre o perigo desses resíduos dos agrotóxicos e orientá-los no campo a forma correta da lavagem, estimulando-os a pedir nota fiscal no momento da compra”, destacou.
A agrônoma, Amanda Martins falou sobre a importância da tríplice lavagem, no momento da pulverização e a perfuração das embalagens, para evitar sua reutilização. “Esse procedimento descontamina as embalagens vazias contribuindo para a preservação da saúde humana e do meio ambiente. O produtor evita ainda o desperdício do produto, resultante da lavagem das embalagens”, explicou.
DEVOLUÇÃO — Os produtores interessados devem devolver as embalagens vazias de agrotóxicos com tampas e rótulos na Água Viva Agropecuária Ltda., localizada na avenida Amílcar Pereira Silva, 1120, no Centro da cidade. Para a entrega, deve ser apresentado um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH) e a nota fiscal de aquisição dos produtos das embalagens entregues. No caso de falta da nota fiscal, os interessados devem procurar a secretaria de Agricultura.