Agricultores Familiares e equipe da merenda escolar são homenageados em evento

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco e o vice, Marcelo Batista participaram no início da noite desta quinta-feira (30), no auditório da prefeitura, da homenagem organizada pelas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca e de Educação, aos Agricultores, Merendeiras e equipe, que conquistaram para o município, o Prêmio “Boas Práticas da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar”, instituído pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em março deste ano. Quissamã foi o único município do Estado do Rio a ser contemplado com a premiação na categoria Intersetorialidade, e a Agricultura Familiar atende cerca de 4.500 crianças matriculadas nas 12 escolas e três creches. No hall de entrada do auditório foram montados diversos estandes, com produtos cultivados no município.
Fátima destacou que a Agricultura Familiar é um dos caminhos para a geração de trabalho e renda, podendo tornar o setor uma referência em todo o Estado do Rio. “O prêmio mobilizou todo o País, e dos 25 municípios classificados, Quissamã foi o vencedor no Estado. O reconhecimento do trabalho, construído por muitas mãos com muita luta, histórias e ânimo há bastante tempo se consolidou agora. As escolas estão adquirindo produtos da Agricultura Familiar para reforço da merenda de seus alunos”, disse.
O secretário municipal de Educação, Róbisson Serra, lembrou o empenho dos agricultores e das merendeiras, para que a alimentação dos alunos chegue com qualidade à mesa. “O trabalho em rede envolve diversas secretarias, e a merenda é uma das melhores ofertadas na região, segundo nutricionistas. Vamos torcer para que novos agricultores familiares abracem este modelo, para garantirmos mais um prêmio no próximo ano”, ressaltou.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, João de Nilo falou que mesmo diante da escassez de chuvas na região, os resultados obtidos pela Agricultura Familiar superaram as expectativas. “A estiagem não chegou a comprometer a produção, porque oferecemos água através de carros pipas para abastecer as pequenas propriedades. Com as chuvas recentes, a tendência é de melhorar para todos”, comentou.
Em seguida, houve apresentação do projeto de Agricultura Familiar na Merenda Escolar, com o técnico agrícola, Daniel Chagas e o engenheiro agrônomo, Ney Aleixo, da secretaria de Agricultura, e da nutricionista, Ana Paula Borba Scudieri, da secretaria de Educação.
A merendeira, Judith do Desterro Pereira da Silva foi homenageada, representando toda a categoria.”Estou muito feliz por trabalhar com a merenda saudável, produzida em nosso município, e também com as crianças. Gosto muito do trabalho que faço”, declarou.
O evento contou ainda com a apresentação da Rede Produtiva Quilombola, através da representante Vanessa Santos de Andrade, um vídeo sobre Agricultura Familiar e homenagem ao Agricultor, com músicas cantadas por Ariana França Ribeiro Couto encerraram o evento, que contou ainda com um café.
Participaram também das comemorações pela premiação, o vereador José Borba representando a Câmara Municipal, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; os coordenadores especiais de Esporte e Juventude, Cássio Reis e de Transporte, Fábio Castro; o produtor rural Jaci Souza de Andrade que falou em nome dos pequenos produtores e representantes da secretaria de Assistência Social, Emater-Rio e das associações de moradores de Alto Alegre, Vista Alegre, Caxias e Machadinha.