Dentro das ações da campanha Agosto Lilás, a Prefeitura de Quissamã lançou, nesta segunda-feira (11), o projeto “Maria da Penha Mais Perto” nas escolas. A iniciativa, que busca combater a violência doméstica e familiar, é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, a Secretaria de Segurança Pública, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres (CPM), o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e a Patrulha Maria da Penha.
A primeira atividade foi realizada na Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Santa Catarina, com alunos do 6º ao 9º ano.
O encontro contou com a participação de guardas municipais. O subinspetor Luiz Felipe Teixeira Fidélis, da Ronda Escolar, e os guardas Elmo de Souza Marins e Marcus Antônio Soares, da Patrulha Maria da Penha, conversaram com os estudantes sobre a importância da Lei Maria da Penha e o papel da sociedade na prevenção da violência.
A coordenadora de Políticas para Mulheres, Gabriela Vasconcelos, destacou que o projeto foi pensado para aproximar o tema da comunidade escolar. “O projeto Maria da Penha Mais Perto tem como objetivo conscientizar os jovens sobre o combate à violência contra a mulher. A educação é a principal ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa. Levar o tema para a escola é essencial para que os alunos se tornem multiplicadores desse conhecimento, ajudando a quebrar o ciclo da violência”, afirmou.
A programação do Agosto Lilás segue em Quissamã. Na próxima quarta-feira (13), das 9h às 16h, Santa Catarina receberá o Ônibus Lilás, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher. O veículo ficará estacionado na Rua Zezinho Pereira, ao lado do CRAS, oferecendo serviços jurídicos, psicológicos e sociais gratuitos para mulheres em situação de violência doméstica.
No dia 21, às 8h, será realizado o Seminário das Mulheres Quissamaenses, no auditório do IFF-Quissamã. Já no dia 27, no mesmo horário, o projeto Mulheres Conectadas/Empreendedorismo oferecerá mentorias no auditório da Prefeitura, com o objetivo de ampliar habilidades, incentivar a autonomia e valorizar a cultura local.