Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Agosto Dourado: Saúde de Quissamã promove Seminário para capacitar profissionais sobre aleitamento materno

Agosto Dourado: Saúde de Quissamã promove Seminário para capacitar profissionais sobre aleitamento materno

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (1) no auditório da Escola Municipal Prof.ª Regina Celi Passos, Seminário sobre Agosto Dourado, voltado para sensibilização dos profissionais da área da saúde.

O evento busca capacitar os enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF), da Maternidade do Hospital Mariana Maria de Jesus e dos Programas de Saúde, intensificando as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno no município. No dia 8 de agosto acontece o Mamaço, no Sobradinho, a partir das 9h, um momento de proximidade entre profissionais e mães para incentivo da prática do aleitamento.

Segundo a secretária de Saúde, Milena Viana, a mobilização tem a finalidade de promover a amamentação como alimento natural para melhorar a saúde dos bebês. “Nosso principal objetivo é incentivar as mães a amamentar exclusivamente seus bebês até os 6 meses de vida. Durante todo esse mês, nós vamos focar nesse tema, para que a gente consiga fazer todo o apoio necessário a essa mãe durante o processo de amamentação. A gente precisa conversar mais sobre o aleitamento materno para que os profissionais estejam cada vez mais preparados”, disse.

Coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (Paismca) de Campos dos Goytacazes e dentista, Luciana Barbosa, foi a convidada para abordar o tema “Sensibilização dos profissionais de saúde quanto a amamentação”.

“A gente quer falar sobre o que precisa ter na sociedade e nessa política pública para essa mulher chegar até a volta ao trabalho amamentando. Aos seis meses, 1% das mulheres amamenta, muito pouco. Então a sensibilização dos profissionais de saúde que estão desde o pré-natal, até a volta ao trabalho, é fundamental para apoiar na demanda dessa família para conseguir a amamentação exclusiva por seis meses”, comentou Luciana.

Mamaço – As mães e seus bebês se reúnem para amamentar, enquanto compartilham e se entrosam com as outras pessoas presentes, abordando práticas que dificultam o aleitamento.

“Seguindo nossa programação do Agosto Dourado, a gente convida toda a população, todas as mães, a participar do nosso Mamaço. Estamos nesse mês de conscientização e de incentivar o aleitamento materno. Vai ser um momento de interação com as mães e gestantes”, destacou a Subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.