Agentes da Guarda Ambiental recebem curso de Contenção de Animais Silvestres

Cerca de 22 agentes da Guarda Ambiental de Quissamã (vinculados à Guarda Civil Municipal) participaram do 1º Curso de Captura, Contenção e Manejo de Animais Silvestres realizado nesta quarta-feira (23) em parceria com a Guarda Ambiental de Macaé, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Quissamã. Na ocasião, agentes da Guarda Mirim Municipal também participaram do curso.

O objetivo do curso foi, justamente, tratar as normativas de resgate, soltura e contenção de animais silvestres, com atenção especial para a fauna da região. A capacitação foi ministrada pelos instrutores da Guarda Ambiental de Macaé, Luiz Nogueira e Romenique Araújo, além da subcomandante Operacional da Guarda Ambiental de Macaé, Raquel Giri de Faria.

Para a subcomandante Raquel o mais importante é a troca de saberes entre as guardas que atuam com um mesmo ecossistema de restinga. “É um prazer enorme estar aqui nesta capacitação, nesta troca de experiência. Porque na verdade a gente vem trazer, mas também leva muito conhecimento sobre uso de equipamentos, como conduzir as ações, o uso de tecnologias. A questão da degradação ambiental é algo que nos preocupa muito porque a cada dia que passa os animais silvestres se tornam mais presentes em áreas urbanas, com a expansão imobiliária e queimadas, por exemplo. Como agentes, precisamos muitas vezes atuar em áreas onde a população desconhece a legislação, por isso debatemos as normativas sobre resgate, soltura e contenção desses animais, buscando melhor servir a população”, explicou.

“90% das nossas ações ocorrem diretamente na área de restinga e esta qualificação é de grande valia para ampliar nossa atuação e possibilitar a troca de experiência, incluindo ainda os jovens da Guarda Mirim, que já estão adquirindo conhecimento e podem replicar dentro de casa bem como, nos bairros onde residem”, avaliou o supervisor da Guarda Ambiental de Quissamã, César Marinho.