Agentes comunitários participam de palestra sobre saúde animal

A equipe do Programa de Assistência Médica Veterinária (PAMVet) realizou essa semana, no anexo do Hospital Municipal, uma atividade que envolveu os agentes comunitários das Unidades de Saúde da Família (USF). Foram duas palestras para os profissionais que lidam diretamente com os usuários das unidades, sendo a primeira informativa sobre o PAMVet, e outra técnica, sobre esporotricose, que pode ser transmitida diretamente do manuseio da terra para o ser humano, através das mãos ou pelo gato, o que é mais comum.
“O objetivo da primeira foi mostrar um pouco do programa e ressaltar que podem dar informações a todas as pessoas que cheguem até eles com dúvidas ou no momento de cadastrar seus animais. Também para informar quantas castrações e exames já foram feitos. E a segunda foi para que eles saibam como atuar ao chegarem às casas das pessoas e observarem algum animal adoecido, principalmente gatos”, explicou a veterinária Luíza Barcelos, responsável pelas palestras.
Segundo Luíza, na próxima quarta-feira (4), na parte da tarde, no cinema do Sobradinho, acontecerá a apresentação do espetáculo de fantoches ‘Vida de Cão’, direcionado ao público infantil e que fala da posse responsável de animais. O espetáculo, que foi montado sobre o texto do veterinário Fábio Guimarães e adaptado pela professora Leize Maciel, será apresentado pelos alunos da Oficina de Teatro do Centro Cultural Sobradinho. O público-alvo serão os estudantes da rede municipal de ensino.
Esporotricose – É uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, que pode atacar humanos e animais. Geralmente, afeta a pele e os vasos linfáticos próximos a ela, mas pode também afetar ossos, pulmões e articulações.