Agentes Comunitários de Saúde vão usar tablets para registro de dados

Para otimizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atuam nas Unidades de Saúde da Família e, com isso, no contato direto com os usuários do sistema, a prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, entregou, na tarde de terça-feira (19), tablets para cadastro e atendimento à população. Essa tarefa, que hoje é feita com preenchimento de formulário em papel e posterior digitação em programa específico, passará a ser mais rápida e eficiente. O evento aconteceu na Escola Municipal Regina Celi Passos, no bairro de Caxias.
Como a Prefeitura está implantando um novo sistema de internet em todos as USFs, futuramente todos os dados inseridos nos tablets farão parte de um arquivo comum, que servirá de base para o atendimento de todo e qualquer paciente que buscar a Saúde no município, seja nas USFs, posto de saúde ou hospital. Durante a capacitação houve, ainda, atividade de interação desenvolvida pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Durante todo o dia, os agentes passaram por capacitação para o uso do Sistema E-Sus no tablet, com suporte de equipe da secretaria de Saúde de Conceição de Macabu, que foi o primeiro município do Norte-Fluminense a implantar o projeto. Segundo a enfermeira Josiane Marques Perez, que apresentou todo o sistema aos agentes quissamaenses, a implantação em seu município, que aconteceu em maio, trouxe muitos desafios à equipe.
“A experiência trouxe algumas dificuldades, mas com treinamento todos foram aprendendo a lidar com o equipamento, a realizar cadastros e atualizar informações. O sistema está sendo aprimorado e o uso do tablet proporciona avanços importantes”, informou Josiane. Para dar suporte, vieram ainda a ACS Roberta Souza e o técnico em informática Júnior César de Souza.
O secretário de Saúde, Ricardo Tigre, ressaltou a importância da nova ferramenta para desenvolver o trabalho da saúde básica, que mesmo com o orçamento limitado tem de oferecer a melhor saúde possível à comunidade. “É um desafio, é a boa luta, que nos permitirá nos orgulhar do que fazemos. Porque os agentes são os olhos e ouvidos da Saúde, dentro do nosso território. A entrega desse equipamento tem o objetivo de facilitar o trabalho da secretaria, já que vai informar os dados, em tempo real, para que possamos avaliar e tomar as medidas necessárias e possíveis para minimizar a situação de doença e, principalmente, para promover a Saúde”, afirmou.
Segundo Suzana Pinheiro, coordenadora de Estratégia Saúde da Família, essa capacitação acontecerá ainda por um período nas próprias unidades, até que todos estejam aptos a utilizar com segurança o novo equipamento. “A introdução dos tablets faz parte da informatização das Unidades e, com isso, será possível lançar toda a produção e cadastro dos usuários e famílias diretamente, durante a visita domiciliar. E, a longo prazo, o objetivo é que todo o sistema de saúde esteja integrado”, informou.
O secretário de Governo, Márcio Pessanha, falou da criação de infraestrutura de rede de fibra óptica para as USFs e também da licitação do link de internet para atender à demanda. E que, mesmo com a internet, é preciso atualizar a infraestrutura das Unidades. E isso tudo está sendo preparado para oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e melhor atendimento aos usuários.
“Essa é mais uma conquista, migrar para o tablet, saindo do papel e da prancheta. Sabemos que lá em Conceição isso otimizou o trabalho e evitou um retrabalho, situação que acontece hoje aqui, quando o ACS vai até o usuário, preenche um papel e, ao voltar à sua Unidade, tem de passar tudo para o computador. E, com o tablet, todo o trabalho é feito uma única vez. Estamos levando um link para todas as localidades e implantando o prontuário eletrônico. Tudo isso será um grande avanço para otimizar o trabalho da equipe e os recursos da Saúde”, afirmou Fátima Pacheco.
A prefeita e demais autoridades fizeram a entrega dos tablets aos agentes. Estiveram presentes, ainda, a subsecretária de Saúde, Lia Mary Passos; o subsecretário de Governo Edmilson Santos; e de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Paulinho Pessanha.