Agente Mirim: retorno gradual das atividades no polo central

Mais um importante programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Agente Mirim, inicia o retorno gradativo das atividades presenciais, depois de cerca de dois anos parado por conta da pandemia da Covid-19. Nesta segunda-feira (22), pais e responsáveis dos assistidos estiveram reunidos com a prefeita Fátima Pacheco, no auditório da Prefeitura. O programa, implementado em junho de 2019, conta atualmente com 680 crianças e adolescentes, de sete a 14 anos.
– A pandemia foi um grande desafio pra todos nós. Pais, mães, avós tiveram que ensinar seus filhos por quase dois anos em casa, um desafio imenso que vocês nunca tiveram por tanto tempo, mas deram conta disso com maestria. Garantimos essa interação e tivemos das famílias essa resposta, enfatizou Fátima Pacheco.
O Agente Mirim tem como objetivos orientar e capacitar crianças e adolescentes no desenvolvimento da autonomia e composição de valores, auxiliando-os nas interações sociais junto à comunidade, estimulando o diálogo, a solidariedade e o respeito mútuo.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães lembrou da necessidade de paralisar as atividades no início da pandemia e o esforço das equipes para prosseguir com o trabalho.
– Enfrentamos uma pandemia que, infelizmente, no mundo inteiro levou milhões de pessoas e em Quissamã não foi diferente e tivemos que parar tudo. As equipes se reinventaram, criaram módulos para que vocês permanecessem tendo contato, vínculos com o programa, destacou Tânia Magalhães.
Por meio do Agente Mirim, crianças e adolescentes receberão treinamentos, direcionados conforme a faixa etária, distribuídos em módulos com noções de análise de riscos, meios de prevenção, educação ambiental, noções de cidadania, ética, ações sociais, saúde bucal, higiene pessoal, educação no trânsito e primeiros socorros, entre outros temas relacionados ao desenvolvimento e vida em sociedade.
A coordenadora do Agente Mirim, Renata Chagas, explica que foi elaborado um cronograma de atividades que, neste primeiro momento, será desenvolvido com os adolescentes de 12 a 14 anos, da área central, no Centro de Referência da Criança e do Adolescente.
– Esse é um momento de muita emoção para todos nós do programa, estarmos reunidos com vocês novamente. O retorno acontecerá de forma gradual e com aqueles que já tomaram as duas doses da vacina. Queremos tranquilizar a vocês, pais, que estamos cumprindo os protocolos de saúde. Os demais grupos seguem com os módulos online e a expectativa, de acordo com o recomendado pela Saúde; e que até fevereiro tenhamos o retorno total das atividades, detalhou a coordenadora.
O vereador Ailson Belarmindo destacou que Quissamã possui um projeto de cidade da inclusão:
– Temos que comemorar o retorno de projetos que seguramente foram fundamentais nesse momento de pandemia. Nunca vi até hoje uma gestão tão humana, disse o vereador.