Agenda do final de semana no município

A programação do final de semana prolongado no município será repleto de atrações na área cultural, com destaque no lançamento do projeto “Música na Praça”, com tributo à Djavan; comemoração do Dia da Consciência Negra no Sítio Santa Luzia e na Fazenda Machadinha, exposição do Baobá no Museu Casa Quissamã; e como atividade esportiva, o Primeiro Aberto de Tênis Municipal, para iniciantes e veteranos.
Neste sábado (18), na praça Brigadeiro José Cetano, no Centro do município a partir das 20h, haverá apresentações das oficinas de teatro, dança, violão e guitarra do Centro Cultural Sobradinho, no lançamento do projeto Música na Praça, da Coordenadoria de Cultura e Lazer. No domingo (19), será a vez do show de encerramento com Sandro Balli e a participação da Companhia de Dança Marcos Braga, também às 20h.
Ainda no domingo (19), acontecerá o Primeiro Aberto de Tênis Municipal na quadra esportiva do Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva, a partir das 8h, organizado pela Coordenadoria de Especial de Esporte e Juventude, para pessoas que tenham experiência ou não em competições.
As comemorações pelo Dia da Consciência Negra iniciam no Quilombo Sítio Santa Luzia, em Machadinha, com o I Torneio de Futebol Quilombola, às 8h; logo depois, uma deliciosa feijoada com música ao vivo, às 12h; um pouco mais tarde, às 14h, haverá oficina de beleza Afro; às 15h, desfile Afro; às 16h, Chegada da Cavalgada; à noite, às 19h, Banda de Lata; às 20h, Sou Filho da África; às 21h, Jongo com o grupo Tambores de Machadinha; e para encerrar, às 22h, grande show com Marcinho do Forró.
Na segunda-feira (20) – data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra, iniciará a exposição de um dos maiores símbolos da África – o Baobá, no Museu Casa Quissamã, das 10h às 15h. A exposição ficará aberta para visitação até dezembro desse ano.
No mesmo dia, no Memorial da Fazenda Machadinha, será realizado através da Coordenadoria de Cultura e Lazer, o projeto “Trançando Caminhos – Meu corpo é minha arte, música e poesia”, do grupo Das Pretas Produções Alternativas e EncresCampos, de Campos dos Goytacazes. Na programação, o “Sarau das Pretas”, que traz contos e lendas Africanos, às 15h e a seguir, às 17h20, a apresentação musical, “Abalô de Abadô”. Na ocasião, haverá também oficinas de turbantes, tranças e maquiagem, e palestra com debates sobre a questão racial (curtas e pequenos filmes para debates). O restaurante Casa de Artes de Machadinha abrirá neste dia, às 12h para almoço, que terá como cardápio feijoada.