Ações de combate à hanseníase incluem apresentações teatrais

A Campanha Municipal de Luta contra a Hanseníase foi iniciada nesta terça-feira (28) em Quissamã. Na rodoviária de Caxias, uma unidade móvel do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), com equipe multidisciplinar, fez atendimento à comunidade, em dois períodos, na tentativa de detectar casos da doença. No Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, as informações foram repassadas em apresentações teatrais, levadas também ao Centro de Saúde e à Escola Nelita Barcelos dos Santos, na localidade de Morro Alto.
“Esse é um importante trabalho de mobilização que será desenvolvido em Quissamã durante três dias. O teatro, por exemplo, leva informações importantes a crianças e jovens que se transformam em agentes multiplicadores”, destacou a assistente social Isabel Aparecida Lima Alves, que integra a equipe de apoio.
A enfermeira Ruth Méia Nunes dos Santos, coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase, destacou a participação de toda a rede na campanha. “Isso é fundamental para detectarmos os casos precocemente e tratarmos, evitando as incapacidades físicas e a transmissão da doença”, ressaltou, lembrando que as ações envolverão ainda as comunidades da Penha, Santa Catarina e Barra do Furado até quinta-feira (30).
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que afeta a pele, os nervos dos braços, das mãos, das pernas e outras regiões, e é transmitida pela tosse, espirro e o principal agente é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento. As manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, principalmente com perda de sensibilidade, em qualquer parte do corpo, são alguns dos sinais da doença. O tratamento é feito gratuitamente pelo SUS e pode durar de 6 meses a 1 ano.
A equipe da secretaria municipal de Saúde é formada por dermatologistas da rede, médicos da Estratégia de Saúde da Família, fisioterapeutas, enfermeiras, assistente social, representantes da Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), da Saúde Escolar e agentes comunitários de Saúde (ACS). Confira a programação:

Quarta-feira (29 de agosto)
Atividade
8h30 às 12h – Rodoviária
13h às 15h30 – Rodoviária
Teatro Morhan
9h às 11h – Escola Maria Ilka – Santa Catarina
12h30 às 13h30 – Escola Ignácio Hugo – Penha
14h30 às 15h30 – Escola Maria de Lourdes – Sítio Quissamã

Quinta-feira (30 de agosto)
Atividade
9h às 15h – Praça Central – Barra do Furado