Ação da Saúde marca o Dia Mundial do Diabetes

A Secretaria da Saúde, por meio do Programa Hiperdia, promoveu na manhã desta terça-feira (16), no Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, uma ação em prol da prevenção e controle da Diabetes Mellitus, por conta do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O evento contou com aferição de pressão arterial, monitoramento dos níveis sanguíneos de glicose, chamado de Hemoglicoteste (HGT). Pacientes não diabéticos, responderam a um questionário elaborado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que é um rastreamento de risco para quem pode desenvolver Diabetes Mellitus nos próximos 10 anos.
O Programa Hiperdia tem como objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes, tanto hipertensos, quanto diabéticos, para que eles recebam um cuidado especial e seja possível controlar a doença, garantindo melhor qualidade de vida. Quando o paciente é atendido nas Unidades de Saúde da Família – USF do município e é identificado o problema, ele é encaminhado ao Hiperdia. Os pacientes são cadastrados e passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual.
De acordo com a nutricionista e coordenadora do Programa Hiperdia, Camille Ramos, a diabetes é uma doença de alta incidência. Em sua palestra, ela destacou os sintomas, riscos e formas de prevenção do Diabetes, além de práticas de alimentação saudáveis. O vereador Aílson Belarmino, Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, compareceu ao evento.
– Resolvemos desenvolver uma campanha para conscientizar a população sobre a prevenção e cuidados dos pacientes com a doença. Precisamos mostrar a importância do diagnóstico, a mudança do estilo de vida – sendo o primeiro meio intervenção, além da prática de exercícios e alimentação saudável, salientou Camille.