Aberta a 11ª Conferência da Assistência de Quissamã

Foi iniciada na noite de terça-feira (18) a 11ª Conferência da Assistência no anfiteatro da Prefeitura de Quissamã. Com apresentação das crianças e adolescentes do Acolhimento cantando e emocionando a todos, foi iniciada a programação, que contou ainda com a fala de autoridades presentes, apresentação de capoeira e de um painel, sob o tema “Breve Diagnóstico da Assistência Social no Município de Quissamã”, pela secretária de Assistência Social do município.
A mesa de abertura oficial foi composta pela prefeita Fátima Pacheco; o vice-prefeito Marcelo Batista; a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães e a subsecretária Rosane Barreto; a presidente do Conselho de Assistência, Vânia Lista e a vice-presidente Flavia Lucia da Silva; os vereadores Luciano Pessanha e José Borba; e a secretária de Assistência de Carapebus, Cíntia Barcelos.
Em sua fala, a presidente do Conselho, Vânia Lista colocou o usuário do SUAS como protagonista na Conferência. “Afirmamos nosso compromisso com a manutenção dos direitos sociais já alcançados e sabemos que vamos alcançar muitos mais. Enquanto Conselho, estamos aqui para garantir o direito do usuário, para cobrar e fiscalizar.”
“É importante essa Conferência, nesse momento em que a sociedade, principalmente os usuários da Assistência, tem a oportunidade de refletir sobre o que vem sendo feito dentro dos serviços da Assistência. Estamos vivendo um momento onde o desmonte das políticas sociais está acontecendo no país e, aqui em Quissamã, estamos indo na contramão, porque temos a felicidade de ter uma prefeita que é assistente social e tem um olhar para o social. Mas é necessária a participação das pessoas, para não permitir que essas conquistas tenham retrocesso”, afirmou Tânia Magalhães.
Marcelo Batista falou da responsabilidade do Conselho ao trabalhar diretamente na fiscalização dos direitos da população e os parabenizou pelo trabalho que vem desenvolvendo. E encerrou sua fala convidando todos para a participação do segundo dia de Conferência.
A prefeita Fátima Pacheco fez uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pela secretaria de Assistência desde o início da criação do município, falando dos trabalhos e das conquistas. “Rompemos com a lógica histórica da assistência tida como um favor, uma ajuda ou uma esmola. E que bom que nas últimas duas décadas a gente viu o avanço da Assistência Social do Brasil, que sai da condição de favor e passa a contar com aparato legal, com legislação específica, colocando-a como política pública, como obrigação do Estado e direito do cidadão, com equipamento, com equipe técnica e o controle social, através do Conselho”.
Na quarta-feira, 19, a abertura dos trabalhos será a partir das 8h, com o credenciamento dos participantes, seguindo com a apresentação da oficina de Jongo mirim, da palestra “Garantia de Direitos no Fortalecimento no SUAS” e pelo debate.
A programação da tarde começa com a apresentação de Capoeira, da oficina dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para Adolescentes Mestres, seguida pela discussão dos Eixos Temáticos. Depois acontecerá a eleição dos Delegados, que representarão Quissamã na Conferência Estadual, seguida pela plenária final, com a votação das propostas dos Eixos Temáticos.
Participaram ainda o secretário de Saúde, Linaldo Lyra e a subsecretária, Lia Passos; a secretária de Fazenda, Simone Moreira e o subsecretário Leilson Lyra; subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo; o secretário de Governo, Marcinho Pessanha e o subsecretário Ednilson Souza; chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; coordenadora especial de Gestão, Udete Ferriol; comandante da Guarda Civil, Arilson Barros; o coordenador de Habitação, Leoni Cordeiro; além de representantes de associações de moradores e população.