Abastecimento de água fornecida pela Prefeitura é tema de reunião

A prefeita Fátima Pacheco participou, na tarde desta terça-feira (11), de reunião com moradores de localidades que não são atendidas pela Cedae e recebem água fornecida, gratuitamente, pela Prefeitura, por meio de caminhões-pipa. O encontro aconteceu no Parque de Exposições e contou ainda com a presença do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca Lopes, e pelo servidor Aclair José Santos, que coordena o serviço de distribuição.
Durante a conversa, foram apresentados os números do abastecimento e os presentes tiveram a oportunidade de debater a questão. “A demanda pelo serviço é muito grande. São, aproximadamente, 90 mil litros de água distribuídos por dia, atendendo mais de 300 famílias. Raros são os municípios que conseguem fazer esse atendimento hoje em dia. É preciso evitar desperdício, principalmente agora com a chegada do verão”, destacou o secretário Luiz Carlos.
A prefeita ressaltou a importância da reunião de trabalho. “É sempre bom abrir espaço para discutir os serviços oferecidos às comunidades. Sabemos da importância da água na rotina das pessoas e temos conseguido manter o abastecimento graças a um trabalho organizado e planejado. Muitas cidades da região enfrentam cortes em setores essenciais como Saúde e Educação, sem falar na dificuldade de arcar com salários e obrigações trabalhistas. Aqui, temos ampliado e avançado em diversas frentes. Este ano, por exemplo, Quissamã vai arrecadar R$ 232 milhões. Em 2008, esse valor chegou a R$ 400 milhões (valor corrigido pelo IPCA). Muita coisa poderia ter sido resolvida quando o município tinha mais recursos, mas, infelizmente, isso não ocorreu”, frisou.
Fátima acrescentou que, além dos locais atendidos por caminhões-pipa, a Prefeitura trata e distribui água em Barra do Furado, sem nenhum custo para a população. “Nossa maior dificuldade é a questão orçamentária. Encontros como esse são essenciais para que todos conheçam a realidade do município. Estamos buscando parceria para melhorias na questão da água e saneamento. Há um convênio com o governo federal para duas novas estações de tratamento de esgoto, na Penha e em Santa Catarina; e ampliação da unidade do Centro”, completou.
Morador de São Miguel do Furado, Arlindo Alves Moreira elogiou o serviço de abastecimento e citou que montou uma estrutura para aproveitar água da chuva. Residente do Canto de Santo Antônio, José Odilon Borges disse que as caixas de sua casa são abastecidas, regularmente, a cada 15 dias e sugeriu um estudo para analisar a qualidade da água dos poços artesianos.
Manoel Almeida, representante do Machado, também atestou o bom atendimento da equipe responsável pelo serviço e abordou a possibilidade de implantação de fossas sépticas. O secretário de Agricultura informou que o assunto já é tratado como prioridade em sua pasta, que analisa o modelo ideal para atender às necessidades locais e eventuais parceiros para o projeto.