Formatura do Proerd acontece nesta quinta-feira

Será realizada nesta quinta-feira (4), a partir das 8h, no auditório da Prefeitura, a formatura das turmas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que é desenvolvido na rede municipal de ensino de Quissamã, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O evento contará com presença dos familiares e autoridades convidadas. No encontro, serão anunciados os ganhadores do concurso de redação, com premiação para os primeiros colocados. Haverá ainda juramento e entrega de certificados.
O evento vai envolver um total de 245 alunos, do 5º ano do ensino fundamental, que participaram das atividades ao longo do primeiro semestre. São estudantes das Escolas Professora Nelita Barcelos dos Santos (Morro Alto); Professora Tânia Regina de Paula (Alto Alegre); Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (Caxias) e Professora Maria de Lourdes Castro Ribeiro (Sítio Quissamã).
O Cabo PM Peter Amaral Fernandes, Instrutor Educador Social do Proerd, deu detalhes do juramento. “Na oportunidade, prometerão resistir às pressões e pensar nas consequências dos seus atos antes de tomar qualquer decisão, ficando assim, longe das drogas e violência. A formatura se encerrará com a apresentação dos alunos da canção do Programa”, ressaltou.
O Proerd foi criado pela professora Rutty Hellen, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente, o Programa está presente em 58 países. No Brasil, ele chegou em 1992, por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
A iniciativa, que contribui com a formação, de crianças e familiares, tem como principal objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Para isso, conta com policiais treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos.