Netbooks são os novos aliados da Educação Inclusiva

Um novo projeto da secretaria de Educação de Quissamã é posto em prática, por meio da Divisão de Educação Inclusiva, e passa a oferecer netbooks como mais uma ferramenta de trabalho para a Educação Especial. Os equipamentos serão usados para o desenvolvimento cognitivo, gerando uma aprendizagem significativa, com a utilização de jogos pedagógicos e atividades adaptadas, de acordo com as reais necessidades individuais.
A Política Municipal de Educação Inclusiva prima pela qualidade de atendimento aos alunos com necessidades especiais, visando a sua participação social e sua inserção na sociedade com autonomia, por isso se acredita que o uso da tecnologia é um recurso pedagógico que promove inclusão e diversidade.
“Não é mais aceitável deixar de pensar na participação de todos, ou seja, a verdadeira inclusão daqueles que, erroneamente, figuram nas estatísticas como se já estivessem inseridos no contexto educacional. É preciso deixar de pensar a educação numa perspectiva simplista e reducionista, para compreendê-la sob uma ótica em que o acesso e a permanência na escola ocorram em condições viáveis e satisfatórias para a educação e a formação de todo e qualquer aluno, constituindo um direito, uma responsabilidade social”, afirmou coordenador de Educação Inclusiva, Márcio Valentim.
Serão distribuídos 25 netbooks entre as unidades escolares que têm alunos com necessidades especiais matriculados. São elas o Ciep Municipalizado Dr. Amílcar Pereira da Silva, Escola Professora Regina Celi Passos, Escola Sementes do Futuro, Escola Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, CMEI Manoel Ribeiro, Creche Rachel Francisca Carneiro da Silva, Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida e Escola Carlos Roberto Cruz Filippino.