Prefeitura abre seleção para visitadores do Programa Criança Feliz

A Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria de Assistência Social, abriu, na segunda-feira (16), as inscrições para o processo seletivo visando a contratação temporária de visitadores do Programa Criança Feliz. Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira (20), no Protocolo Geral, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda-feira a quinta-feira; e de 8h às 12h, na sexta-feira, mediante a entrega das documentações solicitadas no edital em envelope lacrado. Os profissionais selecionados atuarão com gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, em prol da promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.
De acordo com o edital disponível na edição nº875 do Diário Oficial de Quissamã, de 14 de setembro de 2019, que pode ser conferido na página oficial da Prefeitura (www.quissama.rj.gov.br), a seleção e classificação do candidato vai ocorrer entre os dias 23 e 25 de setembro. O resultado final sairá no dia 27, com a homologação prevista para 30 de setembro.
Estão sendo oferecidas três vagas e formação de cadastro reserva, com remuneração de R$ 1,4 mil mensais para carga horária de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais, em horário a ser definido pela secretaria municipal de Assistência Social. O processo seletivo será válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período caso haja interesse da administração municipal.
Os documentos exigidos no edital são fotocópias da carteira de identidade (frente e verso), CPF, comprovante de conclusão do ensino médio; diploma de graduação lato sensu (frente e verso); se houver; curriculum vitae digitalizado; declaração de que não ocupa cargo público, atividade remunerada, ou de que a pretendida contratação não implicará afronta ao inciso XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal (Anexo III); Termo de Responsabilidade (Anexo IV).
Será eliminado o candidato que não atender os dispostos neste artigo. A escolha do profissional se dará pela melhor qualificação do candidato, devendo ser considerados os seguintes critérios: I. Reconhecida idoneidade moral; idade igual ou superior a 21 anos; ser preferencialmente residente no município de Quissamã; ensino médio completo; reconhecida atuação profissional nos últimos 6 meses de exercício no atendimento direto ou na defesa e garantia de direitos da criança, do adolescente e famílias (Lei 8069/90), no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, comprovadas mediante documento oficial, confirmando a relação de trabalho nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação.
Serão atribuições do cargo de visitador do Programa Criança Feliz (PCF), planejar e executar as modalidades de atenção individual e grupal; planejar e executar o cronograma de visitas às famílias; realizar visitas semanais às famílias cadastradas no programa, com objetivo de orientá-las no que se refere ao relacionamento familiar, estimulação e desenvolvimento infantil, capacitando-se para realizar as atividades que visam o desenvolvimento integral da criança, desde a gestação; orientar as famílias sobre as atividades de estimulação adequadas a cada faixa etária; acompanhar e controlar a qualidade das ações educativas realizadas pela família junto as crianças bem como as ações realizadas pelas gestantes; acompanhar e avaliar os resultados obtidos pelas crianças e pelas gestantes; auxiliar na identificação de problemas familiares, violência doméstica, violência contra a criança, crianças portadoras de necessidades especiais, entre outras, devendo ser comunicado de imediato ao Supervisor/Comitê Gestor da Criança Feliz; uso obrigatório de uniforme ou crachá de identificação oferecido pelo programa; manter postura ética e adequada a sua função, com sigilo e discrição; realizar outras tarefas afins, conforme orientação do Supervisor/Comitê Gestor da Criança Feliz.