Plano de carreira da Guarda Municipal será implementado em julho

A prefeita Fátima Pacheco se reuniu, na tarde desta quarta-feira (17), na sede da Guarda Municipal com profissionais da categoria. Na pauta, uma conversa sobre o enquadramento da Guarda Civil Municipal, de acordo com a Lei Complementar 004/2019. O encontro contou com a participação da secretária de Administração Udete Mota Ferriol, do Subprocurador-Geral do Município, Márcio Fernandes da Silva, e do coordenador de Segurança Pública, Janderson Chagas. Com a nova Lei, os profissionais terão reajuste na remuneração salarial a partir de julho.
Na oportunidade Fátima, destacou que a intenção é valorizar os servidores. “É uma satisfação conceder esses reajustes. Na terça-feira (16), tivemos um encontro com os profissionais da Educação, onde abordamos também sobre o Plano de Cargos. Teremos então duas categorias com reajustes que terão impacto de R$ 9 milhões a mais ao ano na folha de pagamento. Por esse motivo, é importante salientar que não será possível o pagamento de horas extras”, disse a prefeita.
Janderson pontuou a importância dos profissionais. “Hoje, vocês exercem função em nível de 2º grau. Estamos implantado a Guarda Mirim, a Lei Maria da Penha e a Municipalização do Trânsito, a atuação por monitoramento, entre outras atribuições. Por isso, é importante o comprometimento da categoria para que possamos, juntos, atuar em prol de uma segurança pública de qualidade”, disse.
Márcio Fernandes reforçou que a Prefeitura está de portas abertas para eventuais dúvidas dos profissionais. Com a alteração, o profissional que tem, por exemplo, 13 anos de serviço terá o salário reajustado de R$ 2.329,03 para R$ 3.888,21 e para quem tem 19 anos de serviço, a remuneração sobe de R$ 2.462,12 para R$ 4.368,36.