Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Teatro encerra programação do mês de luta contra a tuberculose

Teatro encerra programação do mês de luta contra a tuberculose

Com a participação de alunos do Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, da Escola Estadual Visconde de Quissamã e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), uma apresentação teatral, no auditório da Prefeitura, com a esquete ‘Tuberculose tem Cura’, marcou o fechamento da programação da Campanha de Luta contra a Tuberculose. Desde o início de março foram realizadas palestras, edição do Programa Saúde vai até Você e salas de espera pela equipe do Programa de Tuberculose e Hanseníase.
O texto teatralizado foi escrito pela enfermeira e coordenadora do Programa Ruth Méia Nunes e encenado pelo grupo de teatro do Centro Cultural Sobradinho, sob a direção da professora Leize Maciel, e contou a história de uma menina que em sala de aula é discriminada após o professor falar que apresentava sintomas de tuberculose e orientada a procurar um médico. Após exames, que confirmaram a doença, foi mostrado o passo a passo para o tratamento correto e, após seis meses necessários, a cura.
“Em primeiro lugar observamos a questão do preconceito, quando a menina foi afastada. E é preciso saber que o remédio que cura a tuberculose só existe no Sistema Único de Saúde (SUS), o que significa que o mesmo é muito importante para todos”, informou a assistente social do programa Isabel Aparecida Alves.
A doença infecciosa, causada por bactéria, afeta principalmente os pulmões e seu principal sintoma é a tosse. Se houver tosse por três semanas ou mais é necessário procurar uma unidade de saúde, para que sejam feitos exames para fechar o diagnóstico. Outros sintomas são febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A transmissão acontece de uma pessoa para a outra pelo ar, já que em situações comuns como falar, espirrar e, principalmente, tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo a bactéria.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.