Programa Jovens em Ação retoma as atividades presenciais

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, segue com o cronograma de retomada gradual das atividades presenciais dos programas sociais. Nesta sexta-feira (19), foi a vez dos atendidos no Programa Jovens em Ações. Os jovens de 15 a 18 anos e suas famílias foram recepcionados pela prefeita Fátima Pacheco, a secretária Tânia Magalhães e vereadores no auditório da Prefeitura.
– Quero falar com vocês de sonhos. O que nos faz alcançar nossos sonhos é a família, escola, e as oportunidades. E o Programa Jovens em Ação é uma experiência nova e que vai contribuir em muito para a vida profissional, destacou a prefeita Fátima Pacheco.
O Programa Jovens em Ação foi implementado em maio de 2019 e atende mais de 300 jovens com a proposta de oferecer vivências e experiências de aprendizado profissional, cultural e educacional. Eles ainda recebem transferência de renda mensal de R$ 300 e, neste ano, serão contemplados com abono natalino no mesmo valor.
Representandos os jovens, Lohana Rangel e Gabriel Medeiros ressaltaram a importância do programa em suas vidas. “É uma oportunidade única que, com certeza, vamos levar pra toda nossa formação profissional”, disse Gabriel. “Agradeço a Deus e a prefeita Fátima por essa oportunidade”, acrescentou Lohana que atua na Ouvidoria.
A coordenadora do Jovens em Ação, Roselene Rodrigues, explica que a retomada é gradual e somente estão retornando os jovens autorizados pelos pais. “Esse retorno não é total, reduzimos a carga horária. Fizemos recadastramento dos nossos jovens, pedimos a carteira de vacinação atualizada. Só estão retornando os que tomaram a vacina contra a Covid-19”, destacou a coordenadora do Programa.
A secretária Tânia Magalhães destaca a retomada de mais um programa e frisa que os protocolos de segurança serão mantidos. “Retomamos com os idosos e hoje chegou o dia de vocês. Quero assegurar aos pais que vamos manter a vigilância, seguir os protocolos definidos pela Secretaria de Saúde para garantir a segurança de vocês nessa experiência tão importante que pode vir abrir portas no futuro”, disse a secretária.
O vereador Maurício Bugginho lembrou da falta de oportunidade em sua adolescência e motivou os jovens. “Na minha época de adolescente não tinha essa oportunidade. Programa social era pra quem tinha alguém para indicar. Hoje, vocês têm essa oportunidade e foram selecionados numa análise. Aproveitem e não desistam de seus sonhos no meio do caminho”, ressaltou o vereador.
Também estiveram presentes o secretário de Governo, Adeilson Lopes; os vereadores Rildo Barcelos, Mazinho Batista, Simone Flores e Cássio Reis.