Prefeitura de Quissamã dá continuidade a castração gratuita de cães e gatos

O Programa de Assistência Médica Veterinária (PAMvet), realizado pela Prefeitura de Quissamã, deu continuidade ao serviço de castração gratuita de cães e gatos, na última quarta-feira (16), na sede da Vigilância em Saúde, localizado no Parque de Exposição Dr. Renato Queirós Carneiro da Silva. Foram atendidos 26 animais, dos 30 convocados para o atendimento clínico pré-cirúrgico.
Os interessados em conhecer o programa ou cadastrar os animais para a castração, devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou a Vigilância em Saúde. Para mais esclarecimentos, o telefone da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família está à disposição (2768-1445). A expectativa do PAMvet, é castrar 30 animais por mês.
Segundo a médica veterinária Luiza Barcelos, é de suma importância que as pessoas mantenham seus números de contato atualizados junto à Secretaria de Saúde, pois se a secretaria não conseguir fazer contato, as pessoas perdem a vaga de seus animais.
O procedimento para a castração está dividido em quatro etapas; sendo a primeira, o pré-cadastro; a segunda, agendamento para avaliação clínica e exames laboratoriais para avaliar as condições dos animais que vão passar pela cirurgia; a terceira, cirurgia; e a quarta, pós-operatório.
Essa iniciativa é extremamente importante para o controle populacional dos animais de rua, mas também os domiciliares e comunitários, onde o objetivo é fazer não apenas o controle de zoonoses, mas também trabalhar a parte educativa para minimizar casos de maus tratos e abandono, que acabam dando origem a outros problemas.
“É uma forma segura de prevenir a multiplicação de cães e gatos, que muitas vezes são abandonados nas ruas do município e uma demonstração de cuidado. O programa diminui o número de animais nas ruas, reduzindo o risco de transmissão de doenças entre eles e o homem”, explicou Leonardo Barcelos, Coordenador da Vigilância em Saúde.