Prefeitura avança em serviço nos rios da região de Flexeiras e Barra do Furado

A Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, está perto de concluir a dragagem dos rios na região de Flexeiras e Barra do Furado. O serviço, que não era realizado há mais de 20 anos, foi iniciado em uma parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) em 2020 e está com 90% concluído. No total, são aproximadamente 18 quilômetros de canais limpos, atendendo a produção rural do Canal do Major até a foz do Rio Espinho.
A prefeita Fátima Pacheco e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Arnoldo Reilly, visitaram a região nesta sexta-feira (15) para acompanhar a reta final do serviço, que vai evitar as inundações no período de chuvas. No local, às margens do Rio do Barro Vermelho, uma escavadeira hidráulica fazia o trabalho de retirada da vegetação.
“A agricultura, pecuária e pesca são vetores importantes para o desenvolvimento do nosso município. Por isso, ofertar apoio técnico e estrutura para esses segmentos é prioridade da Prefeitura. Esse serviço na região não era realizado há mais de duas décadas e vai beneficiar a produção agrícola e outros serviços”, disse a prefeita Fátima Pacheco, que foi eleita presidente do Cidennf na última quinta-feira (14). “Essa obra é uma parceria com o Consórcio, mostrando a importância da regionalização das ações. Vamos avançando com trabalho, parceria e articulação”.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca explicou que a dragagem era um pedido antigo dos produtores rurais da região. “A obra vai possibilitar a macrodrenagem do Canal do Major até a foz do Rio Espinho. Isso vai levar o excesso de água para a comporta de Barra do Furado, às margens do Canal das Flexas”, conta Arnoldo Reilly.