Segundo dia de Fazenda Legal reúne agricultores regionais na palestra do Rio Milho

O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, Marcelo Batista, participou da palestra do Rio Milho, na Fazenda Legal, neste sábado (21). O projeto é uma parceria com o Governo do Estado do Rio, por meio da Pesagro, e tem Quissamã como município piloto para desenvolver a atividade. O segundo e último dia de evento reuniu agricultores regionais.
“Quero agradecer por uma tarde tão rica de informações para todos nós, pequenos produtores, que muitas vezes levantamos às 4h da manhã e tarde da noite, ainda estamos trabalhando. Precisamos trabalhar o agronegócio na região e unir forças para que consigamos cada vez mais, trazer benefícios para a localidade”, explicou Marcelo Batista.
O Rio Milho teve o início em Quissamã, em 05 de agosto de 2021, com o projeto apresentado pelo Governo do Estado, após a prefeita Fátima Pacheco ter abraçado a ideia, tornando o município pioneiro e grande entusiasta. Entre as tecnologias que foram apresentadas, estão a AL bandeirantes, IPR 164, BRS Caimbé, entre outras.
Na palestra, a pesquisadora da Pesagro de Campos, responsável pelo Rio Milho em Quissamã, Lúcia Valentini, detalhou as etapas do projeto como os resultados das tecnologias, as variedades, adubação e bioinsumos. “Acredito que os resultados possam servir de incentivo para outros produtores de Quissamã e dos demais municípios do Estado do Rio de Janeiro”, finalizou Lúcia.
Encerrando o ciclo de palestras que ocorreram durante os dois dias, a Cidennf falou sobre a gestão consorciada no papel do desenvolvimento agropecuário. Ezio Tavares foi um dos palestrantes. O evento terminou com o show do cantor Álvaro Manhães, que tocou clássicos da MPB – Música Popular Brasileira.