Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Forças de segurança e prefeituras alinham normas e reforçam a segurança para o Carnaval 2026 em Quissamã e Carapebus

Autoridades municipais e de segurança se reuniram na última quarta-feira (28/01), na Comarca de Quissamã/Carapebus, para alinhar diretrizes que garantirão a organização e a segurança do Carnaval 2026. O encontro contou com a presença do promotor de Justiça da Comarca de Quissamã/Carapebus, Dr. Ismael Augusto Sirieiro Monteiro; do comandante da 5ª Companhia do 32º BPM, capitão da Polícia Militar Aued Castilho Boechem; do delegado da Polícia Civil da 130ª DP, Dr. Raul Morgado; do oficial de Polícia Civil da 130ª DP, Ricardo Monteiro; do secretário de Segurança Pública de Quissamã, Paulo Vitor Arquejada; do secretário de Segurança Pública de Carapebus, Luiz Aladoga; do secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer em exercício de Quissamã, Ailton Corrêa da Costa; do secretário de Turismo de Carapebus, Raimundo José de Luna Filho; da procuradora-geral do Município de Quissamã, Dra. Grimas Pinto de Mattos; da diretora da Casa do Empreendedor do Município de Quissamã, Tatiane Nunes da Silva; e do representante da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Borba Pessanha.

O principal objetivo da reunião foi definir horários e normas para o funcionamento de eventos, estabelecimentos e demais atividades durante o período carnavalesco, garantindo que a alegria e a segurança sejam prioridades nos dias de folia. Na ocasião, também foi firmado o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições envolvidas.

O secretário em exercício de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer de Quissamã, Ailton Corrêa, destacou a importância do Carnaval para a cultura e a economia local.

“O Carnaval é uma das manifestações culturais mais importantes da nossa cidade. Além de valorizar a identidade cultural, ele movimenta a economia local, gera trabalho e renda e fortalece o turismo. Planejar com responsabilidade é fundamental para que todos possam aproveitar com segurança”, afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública de Quissamã, Paulo Vitor Arquejada, reforçou a necessidade de um trabalho integrado entre os órgãos envolvidos.

“A atuação conjunta entre Ministério Público, forças de segurança e prefeituras é essencial para garantir um Carnaval organizado, seguro e tranquilo, preservando a ordem pública e o bem-estar de moradores e visitantes”, destacou.

Após a reunião entre o Ministério Público, os órgãos de segurança e as prefeituras de Carapebus e Quissamã, foram definidas as regras que irão orientar a realização do Carnaval 2026 nos dois municípios.

Ficou estabelecido que o encerramento das festividades acontecerá, sem qualquer exceção, às 2h30. A partir desse horário, não será permitido nenhum tipo de som ao vivo, uso de caixas de som na avenida, veículos sonoros ou realização de eventos em residências.

Durante os eventos carnavalescos e também após o encerramento da programação, ficam proibidas as seguintes condutas:

•⁠ ⁠uso de qualquer aparelho sonoro em barracas, quiosques, ambulantes ou estabelecimentos comerciais;

•⁠ ⁠utilização de som automotivo, de qualquer natureza, ligado durante o período das festividades;

•⁠ ⁠uso de caixas de som no local do evento;

•⁠ ⁠venda de bebidas alcoólicas por comerciantes fixos ou ambulantes na área do evento após as 2h30;

•⁠ ⁠venda de bebidas em garrafas de vidro no local do evento;

•⁠ ⁠entrada, porte, transporte, posse ou armazenamento de garrafas de vidro no local do evento, inclusive em cooler, isopor ou recipientes similares;

•⁠ ⁠entrada, uso ou circulação de garrafas, copos ou taças de vidro no evento, incluindo as áreas de concentração dos blocos carnavalescos.

A única exceção refere-se ao uso de garrafas de vidro para o serviço interno de bebidas nas áreas de concentração dos blocos, desde que essas embalagens não sejam entregues ao consumidor, não fiquem em mesas ou locais acessíveis ao público, não circulem pelas áreas do evento e que as bebidas sejam servidas exclusivamente em recipientes descartáveis ou de material não cortante.

As medidas têm como objetivo garantir um Carnaval mais organizado e seguro para moradores, foliões e visitantes.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.