O prefeito Marcelo Batista recebeu, nesta quinta-feira (4), em seu gabinete, o padre Romevaldo de Azevedo, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro. Acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Valquíria Barcelos, além de secretários e assessores, o prefeito reuniu-se com o religioso para dialogar sobre a realização da 49ª Unidade Diocesana, que acontecerá em Quissamã no dia 29 de agosto de 2026. A previsão é que o evento, sediado na Igreja Matriz, reúna cerca de seis mil fiéis.
O encontro foi solicitado pelo padre, com o objetivo de alinhar informações sobre a realização do evento. A escolha de Quissamã como sede foi definida durante a 48ª edição, realizada em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, em agosto. A Diocese de Nova Friburgo, à qual Quissamã pertence, abrange outros 18 municípios.
O prefeito Marcelo Batista destacou a satisfação pela escolha de Quissamã para sediar o encontro. “É com muita alegria que receberemos um evento de tamanha importância para os fiéis da nossa cidade e de toda a região. Estamos certos de que será um momento de união, fé e confraternização”, afirmou.
A Unidade Diocesana retorna a Quissamã após 28 anos — a primeira edição no município foi em 1998. Segundo o padre Romevaldo de Azevedo, a reunião com o prefeito foi bastante positiva. “A reunião foi proveitosa, muito boa”, avaliou.
Criada em 1978, a Unidade Diocesana tem como objetivo principal celebrar a união da Igreja Católica. A programação do evento, que acontecerá das 8h às 15h, prevê acolhida, palestras, encontro de jovens e a presença do bispo diocesano, Dom Pedro Cunha Cruz.
Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso; de Educação, José Henrique Abreu; de Governo, Róbisson Serra; de Defesa Civil, Marcos Alves; de Mobilidade Urbana, Xande Moreno; o subsecretário de Governo, Maurício Buguinho; o vereador Adeilson Lopes; e os assessores Aluísio Machado e João Feitosa.





