Agricultura: Quissamã debate criação de unidade de observação coqueiral

A implantação de uma unidade de observação de coqueiral em Quissamã foi tema de um encontro, ocorrido durante a semana, do vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista, com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Agrobiologia), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rio, e a empresa Organosolo.
Participaram da reunião, o pesquisador da Emater Rio, João Batista Pereira, o representante da Embrapa, Raul Castro Carriello, o técnico agrícola Fábio Oliveira, supervisor local da Emater em Quissamã, o representante da Empresa Organosolo, José Luiz Chaves, a engenheira agrônoma Amanda Martins e os técnicos agrícolas Daniel Chagas, Ildefonso Santo Neto, Jorge Penha, Marciano Azevedo e Marcos AurélioBarcelos.
O objetivo é planejar a testagem da adubação orgânica, adubação mineral convencional e casca triturada de coco, aplicadas de formas isoladas e concomitantes no solo visando alternativas para minimizar o uso da adubação mineral.
“Atualmente, com o aumento do preço dos insumos agrícolas pela alta do dólar, o uso de fertilizantes sustentáveis são alternativas viáveis de fonte nutricional para reduzir os custos de produção”, informou a agrônoma da secretaria Amanda Martins.
Essa parceria prevê a doação de cinco toneladas do adubo orgânico da empresa Organosolo, resultante de um processo eficiente de compostagem de resíduos orgânicos urbanos, e a disponibilização dos resíduos da fibra de coco triturados pela Envasadora de água do coco “Vem do Verde”, instalada no município.
“A agricultura é uma das principais vocações do município. A Prefeitura de Quissamã está constantemente empenhada em aprimorar as técnicas de cultivo e oferece todo o suporte para que o homem do campo tenha condições de plantar e colher, gerando emprego, renda e produtos de alta qualidade”, avaliou Marcelo Batista.