Saúde comemora o Dia Internacional da Mulher com ações na Prefeitura

Neste Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde, por meio dos programas Saúde da Mulher; Hiperdia; Saúde na Escola; do Trabalhador; Estratégia de Saúde da Família; do IST – Infecção Sexualmente Transmissível; de Doenças Raras; e de controle da tuberculose, realizou uma ação voltada para as mulheres, visando seu bem maior, a vida. O evento foi na manhã desta terça-feira (8), na Prefeitura.
A atividade contou com a parceria do CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher. Foram entregues panfletos explicativos e as mulheres puderam tirar dúvidas relacionadas ao setor jurídico.
As alunas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I) também estiveram presentes e venderam diversos produtos elaborados por elas depois das aulas que receberam, para que pudessem, em muitos casos, ajudar no sustento da casa, provendo a família. O Grupo Arte Nossa, composto por dez artesãs do município, também colocou seus produtos, como pano de prato, sousplat de crochê, porta máscara, pulseiras, entre outros, à venda.
O evento ofertou teste de glicemia, teste de Covid-19, aferição de Pressão Arterial, teste rápido de sífilis, avaliação nutricional, distribuição de panfletos informativos sobre diversos tipos de comorbidades e preservativos, agendamento de tanto de consultas com a enfermagem, quanto de exame de preventivo e solicitações de mamografia.
“A gente precisa se cuidar, pois prevenir é sempre o melhor remédio. Essa ação no Dia das Mulheres, significou que a Prefeitura mais uma vez, nos abraçou e acolheu, visando a prevenção e a nossa saúde”, declarou agradecida, Sabrine Alves, que aferiu a pressão arterial, fez o teste de glicemia e pôde esclarecer dúvidas sobre alimentação.
Bruna Santos, coordenadora do programa da Saúde da Mulher, falou sobre a importância da ação. “Estamos hoje comemorando o Dia Internacional da Mulher e fazendo a abertura do Março Lilás, que é uma campanha de prevenção de câncer no colo do útero. Tivemos a oportunidade de abordar as mulheres, falando sobre a importância de se cuidarem, de manterem os exames em dia, pois é a melhor forma de prevenção”.
Ao longo do ano, este tema é muito trabalhado nas Unidades de Saúde da Família – USF e os ACS – Agentes Comunitários em Saúde, fazem a busca ativa da comunidade feminina que está com os exames, principalmente o preventivo, em atraso. Eles agendam e pedem que não faltem ao procedimento.
“Vale ressaltar, que esta campanha é pontual em março, mas acontece o ano inteiro, assim como a do câncer de mama. As mulheres são orientadas sobre a alimentação saudável e também sobre os alimentos que ajudam na prevenção do câncer”, finalizou Bruna Santos.