A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), anunciou na segunda-feira (25) a abertura das inscrições para o Programa Municipal de Bolsas de Estudos para o Ensino Médio em escolas particulares do município. Ao todo, são oferecidas 20 vagas, distribuídas conforme o sistema de reserva de vagas: uma para pessoa com deficiência, quatro para negros e indígenas, dez para alunos provenientes de escolas públicas e cinco para estudantes de escolas particulares. O período de inscrição começa nesta quarta-feira (27) e segue até 3 de dezembro, no Protocolo Geral da Prefeitura.
A secretária de Educação, Helena Lima, enfatizou a importância do programa para a inclusão educacional.
“Com mais esta iniciativa, continuamos nossa missão de transformar a realidade dos nossos jovens por meio da educação. Essa iniciativa visa oferecer acesso ao Ensino Médio a jovens de diferentes realidades, promovendo mais igualdade de oportunidades na educação em nossa cidade”, destacou a secretária.
Para participar do programa, os candidatos devem apresentar uma série de documentos, incluindo a ficha de inscrição preenchida, certidão de nascimento, RG e CPF de todos os membros da família, comprovante de residência nos últimos quatro anos em Quissamã, histórico escolar, foto 3×4 colorida e documentos comprobatórios de vínculo empregatício ou atividade remunerada. Além disso, é necessário comprovar matrícula e frequência no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em escolas localizadas em Quissamã e apresentar a quitação com o Tesouro Municipal.
O coordenador do Programa de Bolsas da SEMED, Germano Machado, alertou sobre a importância de apresentar toda a documentação correta dentro do prazo.
“É fundamental que todos os documentos exigidos sejam entregues, incluindo o Termo de Responsabilidade e a Declaração de Reserva de Vagas (Cotas). Essas informações são essenciais para que possamos realizar um processo seletivo justo e eficiente”, explicou o coordenador.
O atendimento para a entrega dos documentos será realizado no Protocolo Geral da Prefeitura, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30, e às sextas-feiras, das 8h às 11h.
As provas objetivas, compostas por 40 questões de múltipla escolha (20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática), serão realizadas no dia 18 de dezembro. O local de aplicação das provas será divulgado após a triagem dos candidatos e a análise dos documentos.