Uma baleia, possivelmente da espécie jubarte, foi encontrada morta nesta terça-feira (19), no litoral de Quissamã. A operação para retirada do animal do mar aconteceu entre as praias do Visgueiro e de João Francisco, envolvendo maquinário da Prefeitura de Quissamã e equipe de veterinários em monitoramento ambiental pela Petrobras.
Segundo o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca, a ação foi desafiadora devido ao tamanho e peso do animal, exigindo o uso de dois tratores de grande porte, uma retroescavadeira de pneu e outra de esteira.
“Foi uma operação que começou cedo e só terminou às oito da noite. A equipe de monitoramento ambiental, que atua como parte de uma compensação ambiental da Petrobras, coletou amostras para análise e identificação da causa da morte”, explicou o secretário.
Ainda de acordo com Luiz Carlos, a retirada foi realizada de forma a evitar incômodos aos banhistas da Praia de João Francisco, especialmente durante o feriado, quando o local estava movimentado. “A presença da baleia poderia causar transtornos, então agimos rápido para removê-la antes que chegasse à faixa de areia”, completou.
A análise do material coletado deverá trazer mais informações sobre a origem e as causas da morte do animal, enquanto o monitoramento diário da costa segue para identificar possíveis novos casos.