O mercado de trabalho é para todos e todos devem estar preparados para exercer suas atividades. É desta forma que os programas Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais – ambos desenvolvidos pela Prefeitura de Quissamã – preparam os jovens, a partir de 18 anos, para a carreira profissional com um ano de aprendizagem nas repartições públicas municipais recebendo um salário por mês. Desde que foram criados, os programas já atenderam cerca de 500 jovens, destes, cerca de 10% apresentam algum tipo de deficiência como síndrome de down, transtorno do espectro autista, esquizofrenia, neurodivergência, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), transtorno de ansiedade e transtorno mental.
João Guilherme, de 18 anos, faz parte da terceira turma do Juventude Ativa que ingressou em abril no programa. Ele tem síndrome de down e conta com acompanhamento de uma pedagoga.
“É nítido o crescimento do João, a gente observando hoje e desde quando ele entrou no programa. Fazemos um treinamento para desenvolver o potencial dele, trabalhamos a comunicação, concentração. Quando a gente estrutura as atividades, de forma planejada, de acordo com as necessidades deles, os resultados aparecem. O Juventude Ativa é uma grande oportunidade de desenvolver as potencialidades dos nossos jovens”, frisou a pedagoga Marilene de Souza, que acompanha João.
Caio Moreira faz parte do Juventude Ativa Mais e atua no gabinete da secretaria de Administração, na sede da Prefeitura de Quissamã. Ele tem transtorno de ansiedade e destaca que tanto a aprendizagem no Juventude Ativa quanto, agora, no Juventude Ativa Mais contribuem para diminuir sua ansiedade.
“Eu sou muito grato pela oportunidade de ter feito parte do programa Juventude Ativa e agora estar no Juventude Ativa Mais. Eu sinto que a minha ansiedade diminuiu, eu encontrei uma rede de apoio com profissionais que me ensinam e incentivam e eu vou conseguir realizar um sonho de infância”, conta Caio.
Com o salário que recebe todo mês , o jovem de 23 anos moderniza seus recursos para aprimorar os jogos e histórias em quadrinhos que cria desde criança.
“Eu sempre gostei de história em quadrinhos, me inspiro na Turma da Mônica do Maurício Sousa e agora vou realizar o sonho de apresentar esse projeto na Feira Literária de Quissamã. Só tenho a agradecer à Prefeitura por contribuir para o meu crescimento profissional e pessoal”, concluiu Caio.
O programa Juventude Ativa Mais é uma parceria entre as secretarias de Administração e Assistência Social da Prefeitura de Quissamã, destinado aos jovens que concluíram o Juventude Ativa com uma certificação superior a 75% nas atividades e estão matriculados em cursos de educação superior ou técnico-profissional.
“Esses relatos mostram como os programas Juventude Ativa e Juventude Ativa Mais capacitam jovens para o mercado de trabalho, e também promovem inclusão e transformação pessoal através do apoio especializado e oportunidades de desenvolvimento”, afirma a secretária de Assistência Social, Rosemar Lemos.